Estilo de Vida

7 curiosidades sobre os médicos que você não sabia (a menos que você seja um)

Você provavelmente já pensou em algum desses questionamentos

Médica

Existem profissões tão interessantes que você provavelmente já se imaginou exercendo a função só para tirar algumas curiosidades sobre a área, não é mesmo? Uma delas é a medicina, afinal, a informação mais comum que as pessoas que não são dessa área costumam ter é que esses profissionais estudam muito. Mas será que para por aí? A resposta é não, e por isso, você confere a seguir 7 curiosidades retiradas do site Megacurioso sobre os médicos que você não sabia... A menos que você seja um.

1. Nem todo cirurgião é superinteligente

Séries como Grey’s Anatomy costumam mostrar o médico especializado em cirurgia como ‘o melhor entre os médicos’, sendo comum o pensamento de que é ele que está no topo da hierarquia. Para chegar até ali esse profissional com certeza teve que estudar por muitos anos, porém, como o próprio nome diz, ele entende mais de cirurgias. O profissional que possivelmente terá mais conhecimento técnico de diversas áreas dentro da medicina é o clínico geral.

2. A profissão possui alto risco de suicídio

Pelo fato da profissão ser altamente estressante e com uma enorme cobrança, esses profissionais são vistos como heróis, e também como vilões, pois um erro médico é visto como intolerável para muitas pessoas. Por isso, é uma das profissões com um número alto de suicídios, de acordo com o a Journal of the American Medical Association. A depressão e a síndrome de burnout também pode fazer com que o índice aumente.

Recomendados

3. A caligrafia de um médico pode causar a morte do paciente

É até comum fazer brincadeiras com as letras dos médicos quando eles passam uma receita, por exemplo, mas é preciso que o farmacêutico tome muito cuidado ao interpretar o que está escrito, para que não seja te oferecido o remédio errado. Hoje em dia a prescrição eletrônica evita que erros aconteçam.

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por: Por que o cabelo branco cresce? Descubra as causas e aprenda preveni-lo
4. O efeito placebo existe de acordo com alguns médicos

O efeito placebo nada mais é do que alguém utilizar um remédio não recomendado para determinado tratamento (ou algum remédio que não faça efeito algum e nem tenha comprovação médica) e mesmo assim, o paciente alegar efeitos positivos com a medicação. Alguns médicos e cientistas dizem que, muitas vezes, a crença do paciente traz uma melhora do problema, mesmo não sabendo explicar o motivo.

5. Os médicos não gostam quando você consulte o Google

Ao perceber algum sintoma, é bem comum que, a primeira coisa a ser feita seja pesquisar sobre o que ele pode indicar. Porém, existem médicos que não aconselham isso, pois o paciente pode chegar em uma consulta achando que já tem todas as respostas, não querendo acreditar caso o médico discorde e passe outro diagnóstico para ele.

6. Nem sempre os médicos precisam examinar o paciente para saber o diagnóstico

Médicos experientes costumam descobrir o que acontece com o paciente antes mesmo de realizar exames, caso o problema não for algo muito específico. Porém, mesmo assim os exames são feitos, primeiro para que o médico tenha certeza de qual diagnóstico e tratamento realizar, e segundo porque muitas pessoas não iriam acreditar apenas na palavra do profissional caso ele não realizasse os exames. Contudo, a telemedicina (consulta online) cresceu bastante em virtude da pandemia e passou a ser vista com outros olhos.

7. A espera em hospitais não ocorre pela falta de profissionais, e sim pelo excesso pacientes

Muitas pessoas acabam indo ao médico sem que haja um motivo muito sério, gerando a sobrecarga no atendimento. Em virtude disso, é indicado que, caso seus sintomas não for grave, você marque uma consulta online.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos