Estilo de Vida

Levantamento aponta que 60% dos brasileiros têm dificuldade para dormir

Desse total, cerca de 59% acordam sem energia no dia seguinte, o que impacta o rendimento profissional

Maioria dos brasileiros não consegue dormir bem
Maioria dos brasileiros não consegue dormir bem Jcomp/Freepik (Divulgação)

Levantamento da corretora de benefícios Pipo Saúde revelou que a qualidade do sono do brasileiro é precária, com 60% da população apresentando dificuldades para dormir. O cenário foi agravado pela pandemia de covid-19.

ANÚNCIO

Segundo a pesquisa, desse total, cerca de 59% acordam sem energia no dia seguinte e apenas 7% já procuraram um especialista para cuidar da qualidade do sono.

Um repouso ruim não está somente ligado à quantidade de horas dormidas, mas também à qualidade do sono, já que pessoas que demoram muito para adormecer ou acordam diversas vezes ao longo da noite tendem a apresentar desequilíbrio no sistema imunológico, irritabilidade e alterações de humor, ganho de peso, limitações cognitivas, desenvolvimento de distúrbios no cérebro e aumento no risco de infartos, AVC e diabetes.

Recomendados

No ambiente de trabalho, um sono de qualidade ruim também pode ocasionar outros tipos de problemas, como baixo rendimento do colaborador, aumento de erros cometidos por falta de atenção, estresse e relacionamentos ruins entre colegas, desmotivação e aumento do absenteísmo. Por isso, o ideal, segundo especialistas, é que o departamento de Recursos Humanos se atente para a rotina de trabalho dos funcionários, certificando-se de que a equipe não exceda a carga horária estipulada e não finalize os dias com exaustão.

Empresas tem como ajudar

Algumas dicas práticas podem ajudar os times de RHs a promover uma rotina mais equilibrada para os membros das companhias, com a oferta de benefícios e palestras que estimulem o interesse pelo bem-estar, incentivando uma alimentação equilibrada, a prática de atividades físicas regulares, o consumo moderado de bebidas alcoólicas e cafeína, entre outros.

Também é importante lembrar que, para situações mais complexas, é necessário que o RH estimule o colaborador a procurar ajuda profissional e que a empresa conte com um suporte de saúde.

LEIA TAMBÉM: Com laranja e mirtilo: bebida caseira deliciosa que ajuda no processo de emagrecimento

Tags

Últimas Notícias