Estilo de Vida

Esta é a frequência com que você deve descartar seus potes de plástico

Item muito utilizado na cozinha deve ser descartado após certo tempo

Tupperware

Os recipientes ou potes de plástico, também conhecido como Tupperware, ocupam diversos armários da cozinha. Eles são, sem dúvidas, um dos utensílios mais utilizados na cozinha. Muito provavelmente você já emprestou algum desses potes e cobrou a devolução, ou já pegou algum deles após visitar algum amigo e foi cobrado.

Mesmo parecendo eternos, eles não são. É preciso fazer o descarte deles após certo tempo, principalmente se o material de fabricação for de plástico, dando uma visa útil limitada. Mas qual seria a frequência correta para substituir os recipientes de plástico?

Segundo o site Microwave Meal Prep (em inglês), a vida útil das famosas Tupperware varia entre 5 e 10 anos, mas somente se estiverem em boas condições. Caso elas apresentem algum quebrado ou manchado, é preciso fazer o descarte.

LEIA TAMBÉM: Estes são os 3 tipos de pessoas que não devem comer leguminosas em excesso

Caso você queira fazer uma limpeza nas gavetas ou armários após ler esse texto, mas não lembra quanto tempo faz que adquiriu cada pote, é preciso reparar nos sinais de deterioração que o ajudarão a decidir o destino deles. Repare, por exemplo, se possuem algum cheiro forte ou se a textura interna está estranha ou manchada.

Esse tipo de manutenção vai além da questão estética. É importante jogar esse tipo de plástico fora, principalmente os mais velhos, por conta de um derivado de plástico conhecidos como BPA presente neles. A substância foi amplamente utilizada há alguns anos, mas hoje em dia, pesquisas associam o BPA com casos de alterações no cérebro, próstata e aumento da pressão arterial, além de outras alterações em em crianças, bebês e fetos.

O composto pode ser encontrado em produtos que são duros e transparentes, ou que foram marcados como “indicados para microondas”. Outra forma de identificá-los é no símbolo de reciclagem. Caso haja o número 7 dentro do símbolo universal, é melhor eliminar o recipiente.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos