Estilo de Vida

Descubra se você está na lista de pessoas que não podem beber muito café

Bebida pode causar efeitos colaterais em determinadas pessoas

Café

Uma xícara de café pela manhã, pós almoço e naquela pausa da tarde não faz mal a ninguém, concorda? Errado! Esse pode ser um costume difícil de abrir mão, inclusive existem alguns benefícios de ingerir a bebida. Porém, como tudo na vida, também existe o outro lado da moeda, e o café pode acabar gerando efeitos colaterais.

Seja uma aceleração no pulso ou a vontade de ir ao banheiros, algumas pessoas apresentam diversos sintomas após ingerir uma única xícara de café. Pensando nisso, a seguir você confere os 6 tipos de pessoas que não podem beber muito café.

Se você tem glaucoma

Recomendados

Glaucoma é uma condição que causa danos ao nervo óptico, afetando a visão. Um dos problemas mais comuns e o aumento da pressão ocular, que piora com o consumo de café.

Se você tem intestino irritável

“A cafeína pode aumentar a regularidade intestinal, inclusive aumentando as chances de diarreia, um dos principais sintomas da síndrome do intestino irritável”, explica a nutricionista Angel Planells, conforme informado pelo Meganotícias.

Se você tem refluxo gastroesofágico

A cafeína pode afrouxar o esfíncter esofágico, ou anel muscular, região que une o esôfago e o estômago. O relaxamento permite que a comida passe quando você engole, mas caso isso aconteça quando você não estiver ingerindo alimento, os ácidos estomacais voltam ao seu trato, causando irritação e desconforto.

LEIA TAMBÉM: Esta é a melhor maneira de saber se você tem colesterol alto

Se você está grávida ou amamentando

O American College of Obstetricians and Gynecologists recomenda que as grávidas não consumam mais de 200 miligramas de cafeína por dia, o equivalente a duas xícaras. A recomendação acontece pois algumas substâncias da bebida podem ultrapassar a placenta e isso estaria ligado com alguns casos de perda do feto ou parto prematuro.

Caso você esteja amamentando, também é melhor limitar a ingestão da bebida. “A cafeína é um estimulante e um diurético, a preocupação é que uma mãe que amamenta esteja em risco de desidratação“, diz a nutricionista Angel.

Se você tem arritmia

Um dos efeitos da cafeína é o aumento da pressão arterial. Caso você tenha alguma condição que cause sintomas no coração, como arritmia cardíaca, é melhor conversar com o seu médico se você pode ingerir café e a quantidade permitida.

Se você tem altos níveis de ansiedade ou transtornos de pânico

O café por si só já pode causar alguns efeitos, caso seja ingerido em excesso, como batimentos cardíacos irregulares, sudorese excessiva ou a sensação do coração batendo no peito. Se você sofre de problemas que já causam isso por si só, como a ansiedade, pode acabar agravando a situação.

LEIA MAIS:

Estes sinais podem ser indicativos de que você está comendo muito açúcar

Alimentos que te ajudam a dormir melhor

Cada hora de insônia aumenta em até 15% as chances de ganhar peso, garantem médicos

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos