Um estudo feito pela Universidade de Nova York (NYU) apontou a relação entre o uso de cigarros eletrônicos e doenças gengivais, como periodontite. Esse tipo de problema já era documento ao uso de cigarros tradicionais, agora entraram na lista os aparelhos conhecidos como ‘vape’ e ‘pod’.
Conforme apontado pelo site Meganotícias, o comércio de cigarros eletrônicos se popularizou como uma alternativa menos prejudicial à saúde do que os cigarros comuns. “Até onde sabemos, este é o primeiro estudo longitudinal de saúde bucal e uso de cigarros eletrônicos. Agora estamos começando a entender como os cigarros eletrônicos e os produtos químicos que eles contêm estão mudando o microbioma oral e alterando o equilíbrio das bactérias,” diz o acadêmico e pesquisador Deepak Saxena.
LEIA TAMBÉM: 3 motivos super positivos para você começar a dormir sem roupa já!
Resultados
O estudo comparou as bactérias encontradas na boca de fumantes, das pessoas que nunca fumaram e de usuários de cigarros eletrônicos. Os pesquisadores determinaram que os três possuem bactérias completamente diferentes, o que sugere que esses objetos possuem substância que alteram os organismos.
“Isso sugere que o ‘vape’ parece estar conduzindo padrões únicos de bactérias e influenciando o crescimento de algumas muito semelhantes às produzidas ao fumar cigarros tradicionais”, disse Fangxi Xu, que também esteve envolvido no trabalho.
Após seis meses de pesquisa, foram descobertos sinais nítidos de retração gengival e danos nos ligamentos que se fixam aos dentes. Esses sintomas de periodontite causam bolsas de pele ao redor dos dentes, nas quais as bactérias se acumulam, agravando a doença, podendo até causar a perda dos dentes.
LEIA MAIS:
3 chás e infusões caseiras poderosas que podem ajudar a emagrecer
Estes são os sintomas que indicam que você tem uma alergia alimentar
Você tem anemia? Os 8 principais sintomas desse problema de saúde tão comum

