Estilo de Vida

TikTok: jovens nos EUA participam de ‘desafio da demissão’; entenda

No Brasil, os vídeos são publicados nas hashtags #demissaochallenge e #demissao

TikTok
TikTok (Unsplash)

O dia da demissão costuma ser um momento traumático na vida de muitos profissionais. Contudo, alguns jovens nos Estados Unidos estão aproveitando o momento para participar de um desafio no TikTok: o #quitmyjob.

No Brasil, as tags são #demissaochallenge e #demissao. A onda começou em um mercado nos EUA, em outubro de 2020. Uma moça chamada Shana Blackwell usou um telefone para pedir demissão.

“Danem-se os gerentes, dane-se a empresa! Eu me demito, caramba!”, clamava ela em sua conta no TikTok.

Desde então, a hashtag acumula mais de 219 milhões de visualizações. A versão brasileira, #demissaochallenge, alcançou 993 mil. Nem todos os vídeos são de pedidos de demissão, embora sejam os que mais atraiam público.


Um dos motivos atribuídos a esse desafio é o fato de que as novas gerações estão habituadas a usar a voz nas redes sociais para debater todos os tipos de temas - incluindo possíveis casos de assédio moral e abuso de poder.

Se por um lado existe esse “alívio” ao sair de um emprego ruim, por outro é preciso saber medir as consequências. É um alerta para (ex) funcionário e empresa: esse tipo de vídeo pode ajudar as pessoas de fora a formar um conceito sobre a empresa citada.

Para ambos, isso pode gerar alguns problemas. No caso do funcionário, é sempre importante lembrar que departamentos de recursos humanos também buscam informações sobre os possíveis contratados em redes sociais.

Já para a empresa, uma denúncia que não for levada a sério pode manchar seriamente a imagem da empresa perante o mercado. Para ambos os lados, é preciso atenção.

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias