Estilo de Vida

Volta às aulas: 5 passos para preparar uma lancheira saudável

Especialista diz que é importante incluir um item de cada grupo alimentar na alimentação da criança enquanto ela estiver fora

Volta às aulas: 5 passos para preparar uma lancheira saudável
Volta às aulas: 5 passos para preparar uma lancheira saudável Foto: Pexels

A volta às aulas estão se aproximando e é hora dos pais e responsáveis pelas crianças se organizarem para uma nova rotina. Entre os planejamentos, existe a famosa lancheira, que precisa ser composta por alimentos que a criança irá consumir durante diversas horas do dia, o que acaba não sendo uma tarefa fácil.

ANÚNCIO

Para o preparo, é necessário unir os gostos das crianças e uma alimentação balanceada e saudável, pois o sobrepeso e a obesidade infantil é algo comum em muitas casas. O senso do Ministério da Saúde de 2019 levantou que 6,4 milhões de crianças brasileiras entre 3 e 12 anos estavam com sobrepeso e cerca de 3,1 milhões delas já apresentavam quadro de obesidade. A estimativa é que o cenário tenha piorado em virtude da pandemia.

Por conta disso, a enfermeira esteta Mariane de Chiara, diretora da Clínica Chiquetá e idealizadora do projeto Esbeltinho, que ajuda famílias na gestão dos hábitos alimentares de crianças e adolescentes, separou algumas dicas na hora de preparar a lancheira. “O primeiro passo é certificar-se de incluir na lancheira um item de cada grupo alimentar: uma fonte de proteína ou lácteo (leite, iogurte, queijo), uma fruta ou legume in natura, um carboidrato (pães ou cereais) para fornecer energia e uma bebida para hidratar”, sugere.

Recomendados

Veja outras 5 dicas da especialista:

  • Substitua alimentos industrializados por alimentos integrais e com menos teor de sal e açúcar;
  • No lugar dos sucos de néctar de fruta opte por um iogurte com geleia;
  • Prefira cookies integrais à bolacha recheada.;
  • Para sucos naturais, escolha frutas com maior tempo de oxidação como manga, abacaxi, goiaba, maracujá e acerola;
  • Para bebidas industrializadas, dê preferência para chás, sucos sem açúcar ou conservantes, água de coco ou água.

“Ensinar hábitos saudáveis ainda na infância promove resultados significativos na saúde e qualidade de vida. Por isso, é necessário ajudar as crianças em suas escolhas para seu pleno desenvolvimento”, finaliza.

LEIA TAMBÉM:

Obesidade e sobrepeso entre os idosos crescem de 2006 a 2019

Como perder peso depois dos 40 anos? Confira as dicas de um especialista em obesidade

Após liberação da Anvisa, governo de SP começa a vacinar crianças com a Coronavac

Tags

Últimas Notícias