Estilo de Vida

Monte Olimpo: maior montanha do sistema solar fica em Marte

Montanha tem quase três vezes o tamanho do Monte Everest

Ilustração do Monte Olimpo (Reprodução)

A maior montanha do nosso sistema solar não fica na Terra, como muitos podem pensar,mas está localizada na superfície de Marte, segundo dados da Nasa.

É uma formação muito característica, pois sua formação é tanto montanhosa quando vulcânica e, para delírio dos cientistas, é um vulcão que continua em atividade e o mais jovem descoberto no planeta vermelho.

Se tomarmos como comparação o Monte Everest, localizado na fronteira entre o Nepal e o Tibete, com 8,8 mil metros de altura, seria preciso empilhar quase três deles para chegar a altura do Monte Olimpo, com seus estonteantes 22 km de altura.

Outro termo de comparação que nos dá a dimensão dessa montanha são os aviões, que na Terra voam acima das nuvens, entre 10 e 12 km de altura, muito abaixo da altura máxima do vulcão marciano.


Sua extensão também é imensa. Mede 624 km de diâmetro, do tamanho do território do Arizona, nos Estados Unidos.

Um vídeo ilustrativo feito com dados das sondas espaciais da Nasa que circundam o planeta foi publicado  Space Explorer e dá uma noção as dimensões da montanha. Veja abaixo:

Menor gravidade

Um dos fatores apontados pelos cientistas para explicar uma montanha com esse porte se deve a menor gravidade de Marte em relação a da Terra, possibilitando o acúmulo de lava no topo ao logo dos séculos. Isso [a gravidade] faz também com que os vulcões expulsem mais magma do que na Terra.

Outro fator determinante são os movimentos das placas tectônicas menores do que na Terra, que produzem condições mais favoráveis a longos períodos de erupção e formem grandes cadeias vulcânicas, e não uma formação isolada. (Com FayerWayer)

       

Tags

     

Últimas Notícias