Estilo de Vida

5 dicas para cuidar melhor da saúde mental em 2022

Pandemia, celular e falta de atividade física estão entre os principais problemas relacionados à saúde mental

5 dicas para cuidar melhor da saúde mental em 2022

Em virtude da pandemia de covid-19, a saúde mental se tornou um dos assuntos mais comentados desde os primeiros casos. Números do Instituto Ipsos mostram que 53% dos brasileiros notaram um agravamento da própria saúde mental, segundo a pesquisa realizada entre abril de 2020 e abril de 2021.

Ficou nítido a urgência pelas conversas e procura por tratamentos mentais, porém, muitas pessoas ainda não sabem por onde começar a como se cuidar. Felipe Laccelva, psicólogo e CEO da plataforma Fepo Psicólogos, acredita que o ano de 2022 pode favorecer os cuidados com a saúde mental.

“Talvez em 2022 possamos voltar a ter uma rotina mais próxima do período pré-pandêmico, e a relação do brasileiro com o tema mudou muito, pela relevância que ganhou durante a pandemia. Somente na plataforma da Fepo, tivemos um aumento de 1820% em atendimentos psicológicos nos últimos dois anos”, comenta.

Recomendados

Como cuidar da melhor saúde mental?

A melhora da saúde mental pode ser obtida a partir de novos hábitos, além da busca por um profissional especializado. O psicólogo cita 5 dicas para você começar a cuidar de si mesmo:

  • Ter um tempo para curtir e se divertir;
  • Procurar estar próximo de pessoas queridas e que a companhia faz bem;
  • Praticar atividades físicas com mais frequência;
  • Controlar um pouco mais o uso do celular;
  • Descansar e se cobrar menos.

As viagens também são uma forte aliada para a saúde mental. “Muitos estudos já demonstraram que viajar estimula a criatividade, além de afastar a depressão, a ansiedade e o estresse. Para quem tiver a oportunidade, com certeza é um afazer que ajuda nos cuidados da saúde mental”, destaca Felipe.

LEIA TAMBÉM:

Quer dormir melhor? Conheça a técnica 4-7-8 que te promete fazer dormir em 60 segundos

4 sinais de que seu parceiro está com você por pura comodidade

Quantas vezes é seguro reutilizar uma máscara N95 ou KN95?

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos