Estilo de Vida

Veja quais são as cortinas ideais para o verão

Modelos com cores claras e tecidos mais finos deixam o ambiente refrescante

Veja quais são as cortinas ideais para o verão

O verão traz com ele altos picos de calor. Para aqueles que tiram essa temporada para passar alguns dias na praia, os raios de sol são ótimo, porém, se você está dentro de casa, seja trabalhando ou não, esse solzão às vezes pode até atrapalhar. Por isso, o uso de cortinas e persianas são essenciais para bloquear os raios solares, mantendo o ambiente e com a luminosidade e a temperatura perfeita.

Rafaela Nesto, head de marketing de uma empresa especializada em cortinas, diz que uma ótima dica é é evitar tecidos que possam provocar o acúmulo de calor e indica apostar em cores claras. “É comum pensar que o preto irá bloquear o calor. Só que não, o preto é uma cor que absorve a luminosidade muito mais do que o branco. Quanto mais claro, menos calor”, explica.

A head diz para evitar texturas mais encorpadas e grossas, como a sarja e o linho mais fechado. Para trazer um frescor natural para o ambiente, o ideal é utilizar materiais como linho branco e cortinas de fibras naturais, com tramas mais abertas. “É uma época do ano em que queremos deixar a brisa entrar, sentir aquele ventinho passando pela janela. Por isso, o ideal é ter cortinas mais fluidas. Isso traz movimento para a casa, ilumina o ambiente e influencia na decoração”, comenta.

Recomendados

LEIA TAMBÉM:

Qual o erro mais comum ao decorar salas pequenas?

Aprenda a deixar seu sofá com aparência de novo

Veja as tendências na iluminação para 2022

Se a ideia for bloquear totalmente a luz, caso você esteja trabalhando em home office e precisa deixar seu escritório escuro, por exemplo, existem cortinas que possuem blackout ou o blacklight, responsáveis por reter até 99% da luminosidade, de acordo com a head.

Um outro ponto de atenção é na decoração, pois os raios ultravioleta podem acabar danificando itens decorativos e até mesmo o piso de casa. Porem, alguns modelos de cortinas e persianas podem controlar a entrada de raios UV. “É necessário avaliar como é que o sol incide nesta residência e em qual ambiente da casa essa proteção solar será usada. Por exemplo, em uma área molhada o indicado é a persiana de alumínio e o modelo Rolô. Na cozinha a mesma coisa, uma persiana de alumínio ou de madeira, que tenha uma limpeza mais fácil, se encaixa muito melhor”, conclui Rafaela.

LEIA MAIS:

Móveis com mais brilho: veja como revitalizar os móveis de madeira com uma mistura caseira

É hora de se livrar dos mosquitos em casa!

Quer aprender a esconder os cabos do computador? Veja essas dicas

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos