Estilo de Vida

Impressionante imagem da NASA detecta ‘vazamento’ em buraco negro supermassivo da Via Láctea

Uma impressionante imagem da Agência Espacial Americana (NASA) detectou um vazamento em buraco negro supermassivo da Via Láctea.

Como detalhado pela NASA, por meio de comunicado, este buraco negro supermassivo parece que ainda tem vestígios de um jato semelhante a um maçarico que remonta a vários milhares de anos.

Mais de 30 anos no espaço, o importante Telescópio Espacial Hubble da NASA não fotografou o jato fantasma.

Recomendados

No entanto, ajudou a encontrar evidências circunstanciais de que ele ainda está empurrando fracamente para uma enorme nuvem de hidrogênio e depois respingando, como o fluxo estreito de uma mangueira apontada para uma pilha de areia.

Como detalhado pela NASA, esta imagem composta é de raios-X, gás molecular e gás ionizado quente perto do centro galáctico. As características de cor laranja são de gás hidrogênio brilhante.

Uma dessas características, na ponta superior do jato, é interpretada como uma nuvem de hidrogênio que foi atingida pelo jato de saída.

O jato se espalha pela nuvem em gavinhas que fluem para o norte. Mais abaixo, perto do buraco negro, há observações de raios-X de gás superaquecido colorido em azul e gás molecular em verde.

Ainda de acordo com as informações, esses dados são evidências de que o buraco negro ocasionalmente acumula estrelas ou nuvens de gás e ejeta parte do material superaquecido ao longo de seu eixo de rotação. Confira:

Texto com informações da NASA

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos