Estilo de Vida

Gato bebendo muita água? Veja se isso é normal

O pet é conhecido por não se hidratar corretamente

Gato bebendo muita água? Veja se isso é normal
Gato bebendo muita água? Veja se isso é normal Foto: Pixabay

Salvo algumas exceções, os gatos são conhecidos por não beberem muita água, o que pode gerar até problemas de rins nos bichanos. Por conta disso, ao notar que o seu pet está se hidratando a todo instante, pode ser um sinal de que existe algo de errado. Claro que se o tempo estiver mais quente e seco do que o normal, o que costuma acontecer no verão, é normal uma maior frequente ida ao potinho de água. Mas se isso não for o caso, fique alerta.

ANÚNCIO

O nome dado ao consumo de água em excesso se chama polidipsia e, segundo o site Patas da Casa, se torna preocupante quando o gato passa a ingerir mais de 45 ml (por quilo) diárias. Existem alguns fatores que causam esse problema. Veja a seguir.

LEIA TAMBÉM:

5 sintomas que indicam que o seu gato está doente

Gata no cio, e agora? Saiba como lidar com o comportamento difícil nesse período

Seu cachorro urina no lugar errado? Esses podem ser os motivos

Diabetes

As diabetes tipo Mellitus e Insipidus podem fazer com que o felino beba mais água, principalmente no segundo caso. Na diabetes Insipidus, que é mais rara, existe uma secreção inadequada de vasopressina, conhecida também como hormônio antidiurético (ADH), que faz com que o gato beba muita água. Já na tipo Mellitus, mais comum, o nível de açúcar no sangue aumenta devido à falta ou insensilibidade à insulina. Como a glicose é eliminada pela urina, o gato passa a usar muito a caixinha de areia e beber mais água para recuperar o que foi perdido.

Insuficiência renal

Conhecida também como doença renal crônica (DRC), esse problema afeta mais os gatos idosos. Quando os rins começam a falhar, os velinhos urinam um líquido mais diluído. Para recuperar a hidratação, o gato passa a beber mais água para repor o o que foi perdido pelo organismo.

ANÚNCIO

Além das causas acima, outros problemas que podem gerar uma sede em excesso são: hiperadrenocorticismo, hipertireoidismo, diarreia e vômitos.

Atenção!

Caso note algo de errado com o seu gato, procure um médico veterinário. Nunca medique o seu animal sem antes consultar um especialista.

LEIA MAIS:

Qual RAÇA DE CACHORRO se dá MELHOR com os GATOS?

FOTOS: desavisado, homem quase pisa em cobra com veneno mortal encontrada no quintal de casa

Significado dos sonhos: o que significa sonhar com gato? Saiba os números

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias