A melhor imagem do telescópio Hubble da Agência Espacial Americana (NASA) mostra uma impressionante galáxia espiral.
O registro foi escolhido no Twitter, onde usuários votaram na galáxia NGC 5037 como a melhor imagem do Hubble liberada no ano de 2021.
O resultado foi divulgado recentemente pela instituição americana, juntamente com o impressionante registro especial.
Como revelado, apesar da distância de 150 milhões de anos-luz, podemos ver as delicadas estruturas da galáxia em grande detalhe graças ao Hubble. Confira:
A melhor imagem do telescópio Hubble da NASA mostra impressionante galáxia espiral
Como detalhado pela NASA, a imagem mostra a galáxia espiral NGC 5037, na constelação de Virgem. Documentada pela primeira vez por William Herschel em 1785, a galáxia fica a cerca de 150 milhões de anos-luz de distância da Terra.
Apesar dessa distância, podemos ver as delicadas estruturas de gás e poeira dentro da galáxia com detalhes extraordinários. Este detalhe é possível usando Wide Field Camera 3 (WFC3) do Hubble, cujas exposições combinadas criaram esta imagem.
WFC3 é uma câmera muito versátil, pois pode coletar luz ultravioleta, visível e infravermelha, fornecendo assim uma grande variedade de informações sobre os objetos que observa.
Como detalhado pela NASA, o WFC3 foi instalado no Hubble por astronautas em 2009, durante a Missão de Manutenção 4 (SM4).
SM4 foi a última missão de manutenção do ônibus espacial do Hubble, com expectativa de prolongar a vida do Hubble por pelo menos mais cinco anos.
Ainda de acordo com as informações, doze anos depois, o Hubble e o WFC3 permanecem muito ativos e cientificamente produtivos.

