Estilo de Vida

Nossos hormônios podem mudar durante as estações? É o que diz um estudo

Descubra mais sobre esse fenômeno

Já sentiu que é só mudar de uma estação para a outra que nosso corpo acaba mudando também? Um estudo feito por pesquisadores do Instituto Weizmann em Israel diz que nossos hormônios seguem um padrão compatível com as estações, sendo que alguns atingem seu pico no inverno, e outros no verão. Mesmo em baixa escala, podemos ligar algumas mudanças a esse fenômeno.

Foram milhões de testes feitos em 5 anos, entre pessoas de 20 a 50 anos, dos mais diferentes tipos, e foram testados hormônios ligados à fertilidade, estresse, crescimento e etc.

O teste conta que a maioria dos hormônios que são secretados pela hipófise, uma glândula do nosso cérebro, atingem picos no final do verão. São esses os hormônios ligados ao crescimento, estresse, controle de água no corpo e a estimulação de outras partes do corpo produzirem os respectivos hormônios. Já os hormônios produzidos pela tireóide ou as gônadas que tem a ver com a testosterona e o estrógeno, por exemplo, atingem seus picos no inverno e na primavera.

O estudo continua em busca de mais dados e na visão de mais hormônios para ter mais ligações, como por exemplo a melatonina e o cortisol, que podem ser afetados pela falta de luz, por exemplo, já que em alguns países do hemisfério norte, temos poucas horas de luz durante o inverno.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos