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Uva passa na comida? Saiba os benefícios da fruta e acabe de vez com a polêmica

Você é do time que prefere a comida com ou sem passas? Talvez sua opinião mude após ler o texto

Uva passa na comida? Saiba os benefícios da fruta e acabe de vez com a polêmica

Todo final de ano essa discussão surge: pode ou não colocar uva passa na comida? Se você é do time que prefere o arroz, a farofa e a maionese sem o alimento, talvez seja interessante você rever seus conceitos. Isso porque a uva passa pode ser uma ótima escolha saudável para o fim do ano.

“Além de ser livre de colesterol e gorduras, as uvas-passas têm substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, do câncer colorretal, da osteoporose e da diabete tipo 2, na redução do colesterol total e colesterol LDL. “Além disso, melhora no trânsito intestinal e sintomas da menopausa, por exemplo.”, diz a nutricionista, doutora em cardiologia e coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera, Fernanda Maniero Banevicius.

Confira uma lista com outros benefícios a seguir:

• Regulação intestinal: As fibras da uva contribuem para o processo de digestão e possuem efeito de laxante, o que auxilia quem tem intestino preso. “Além disso, ela favorece a absorção de nutrientes e ajuda na eliminação de toxinas e radicais livres, que podem piorar a constipação. Uma porção de 40 gramas de uva-passa tem 1,5 grama de fibras - o equivalente a 6% das necessidades das mulheres e 4% da dos homens”, diz a nutricionista.

• Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico: elas são ricas em vitaminas de complexo B e minerais como o ferro, essenciais para prevenção de anemia. “A fruta também possui o cobre, estimulante natural para a produção contínua de células vermelhas. Por fim, tem arginina e ajuda no fortalecimento do corpo contra fraquezas e mal-estar”;

• Atua na proteção contra doenças do coração: “uvas-passas ainda são ricas em catequina, antioxidante eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, além de regular a pressão e colaborar com a boa circulação”;

• Colabora com a prevenção do câncer: “por ter antioxidantes que agem contra os radicais livres, elas ajudam a evitar agentes correlacionados ao surgimento de tumores”;

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• Age contra infecções: “os chamados fitonutrientes pofenólicos estão presentes na fruta e possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam na redução de febres e ação de bactérias”;

• Trabalha no cuidado dental: “um dos seus componentes é o ácido oleanolico que atua contra cáries, sensibilidade e fragilidade dentária ao impedir o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo tártaro. O ácido ainda é útil contra o mau hálito. Além disso, por ser rica em cálcio, fortalece os dentes e seu esmalte”;

• Dá mais energia ao corpo: “a frutose aumenta o nível energético e ajuda a absorver minerais e vitaminas importantes. Com isso, aumenta-se o rendimento físico em atividades do cotidiano.

• Fortalece os músculos: “o potássio também ajuda na melhor contração dos músculos e do sistema nervoso. Quando unido a uma quantidade moderada de sódio otimiza o processo de hipertrofia”;

• Fortalece dentes e ossos: “o cálcio e o ferro não só ajudam os dentes, como também os ossos a ficarem mais fortes e resistentes. Além disso a uva-passa tem boro, que auxilia na composição óssea”.

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