Estilo de Vida

Gata no cio, e agora? Saiba como lidar com o comportamento difícil nesse período

Médico veterinário tira as dúvidas e diz quanto tempo dura essa fase

Gata no cio, e agora? Saiba como lidar com o comportamento difícil nesse período

Quando a gata entra no cio, provavelmente é uma das fases mais complicadas para conviver com o pet. Além do temperamento difícil - que já é comum dos gatos - outro ponto para se ter atenção é o risco de gravidez.

O que é cio?

Segundo o portal Petz, o cio é o período em que gatos e cachorros estão com os níveis dos hormônios reprodutivos muito altos. “A fase do ciclo reprodutivo conhecida como cio é chamada tecnicamente de estro”, diz o médico veterinário Rogério Carletti Rocha. Durante essa época o animal muda de comportamento para chamar a atenção dos machos. É o momento ideal para as gatas terem filhotes, por isso todo cuidado é importante, caso os donos não queiram isso.

Sintomas

Os sintomas mais comuns que se pode reparar na felina são:

Recomendados

  • comportamento dengoso;
  • carência e busca por atenção;
  • micção mais frequente;
  • urina com odor forte e fora da caixa;
  • miados altos, principalmente durante a noite.

LEIA TAMBÉM:

“Meu pet come de tudo, e agora?” Saiba se esse tipo de comportamento é normal e como tratar

O que dar de presente de natal para o seu pet?

Significado dos sonhos: o que significa sonhar com gato? Saiba os números

Duração

O médico veterinário diz que o período de estro das gatas é diferente de qualquer outro pet e pode mudar de acordo com o ambiente. Para que a gata fique no cio, é necessário haver a presença de gatos não castrados por perto e pode durar de 15 a 20 dias, mas que pode se renovar caso haja a presença de machos.

Cuidados

O principal cuidado é impedir que a gata saia na rua ou fique na presença de gatos machos. Porém, sobre o comportamento, o veterinário diz que não há muito a ser feito. “Uma vez no cio, é quase impossível impedir que a gata apresente comportamentos indesejados, como os típicos berros noturnos e as tentativas de fuga, respondendo a uma vontade incontrolável de sair para a rua”.

Castração

A castração é a melhor forma de evitar maiores transtornos com a sua gata, que deve ser feita tomando todos os cuidados em uma clínica veterinária especializada.

LEIA MAIS:

Qual RAÇA DE CACHORRO se dá MELHOR com os GATOS?

Separação: quem fica com o pet?

Seu cachorro urina no lugar errado? Esses podem ser os motivos

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos