Estilo de Vida

Virada Esportiva acontece neste fim de semana em São Paulo

Evento chega a 14ª edição com mais de 2 mil eventos gratuitos espalhados pela capital paulista

A 14ª edição da Virada Esportiva se aproxima: entre sábado (4) e domingo (5), a cidade de São Paulo recebe mais de 2 mil eventos, em todas as regiões da capital. O tema deste ano é “Movimente a Vida”, ressaltando a importância da atividade física para aumentar a imunidade e combater o sedentarismo.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) constatou que, durante a pandemia, 62% dos entrevistados não fizeram atividade física quando estiveram de home office. Especialistas da área da saúde alertam que a falta de exercícios combinada com longas horas sentado é o cenário ideal para surgimento de doenças cardiovasculares.

A ideia da Virada Esportiva 2021 é ser um evento inclusivo, com atividades para pessoas de todas as idades, bem como pessoas com algum tipo de deficiência e mobilidade reduzida.

Recomendados

Algumas atrações prometem chamar a atenção do público. Na zona sul, a Arena Neymar (Avenida Guido Caloi, 701 - Santo Amaro) tem exibição de futebol society masculino e feminino, freestyle e clínica de futebol para crianças com a Juventus Academy, projeto oficial da Juventus da Itália. O espaço também conta com massagens, palestras e a presença de atletas convidados e influenciadores.

Para os fãs de luta, a Virada Esportiva traz a Arena UFC, com um octógono oficial da liga de lutas, além da possibilidade de entrar no ringue e sentir a emoção de ser um lutador. Ele será montado em dois espaços: no sábado (4), ficará dentro do Parque CERET (R. Canuto Abreu, s/n - Jardim Analia Franco), enquanto no domingo (5) segue para o Parque da Independência (Av. Nazaré, s/n - Ipiranga). O campeão de UFC Rodrigo Minotauro e as atletas Polyana Viana e Luana Dread estão presentes no primeiro dia.

A Avenida Paulista recebe, no domingo (5), partidas da tenista Laura Pigossi, medalhista nas Olimpíadas de Tóquio 2020, e do tenista paralímpico Gustavo Carneiro. A exibição acontece na esquina com a Alameda Ministro Rocha Azevedo, próximo ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).

Enquanto isso, o Edifício Matarazzo (Viaduto do Chá, s/n - Centro) recebe as aulas Pilates nas Alturas. Elas acontecem no sábado (4), das 16h às 19h, com limitação de 15 alunos por aula. As inscrições devem ser realizadas por email: joaovitorsilva@metalife.com.br.

Outro evento que vale destaque é a final da eVirada Esportiva. Essa é a primeira virada que e-sports da cidade e começou no dia 5 de novembro, em formato híbrido. Durante a final, haverá disputa pela vitória em três modalidades: Free Fire, Counter-Strike: Global Offensive e FIFA 2022.

Além de todas as atividades já citadas, outros espaços também recebem eventos, como Memorial da América Latina, Sesc Interlagos, Sesc Itaquera, Parque Augusta, Parque do Carmo, Parque Villa-Lobos, Parque da Juventude e academias Smart Fit, Blue Fit e Selfit.

A Virada Esportiva 2021 é organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), com investimento de cerca de R$ 2 milhões da Prefeitura, além de participação de parceiros da iniciativa privada. A programação completa, com horários e endereços está disponível no site oficial do evento.

LEIA TAMBÉM:

Confira as principais atrações da Virada Esportiva 2021:

Arena Arnold: Espaço Kids (Parkour, Alpinismo, Cama Elástica, Slackline),Espaço Inclusão (Vôlei Sentando, Futebol Cego, Bocha), Espaço Poli Dance,  Espaço Strongman, Espaço Luta de Braço.

Arena Neymar: Uma das principais atrações da Virada Esportiva 2021, a Arena Ney vai oferecer no sábado (4), a partir das 10h, exibição de Futebol Society Masculino e Feminino, Freestyle e clínica de futebol para crianças com a Juventus Academy, projeto oficial da Juventus da Itália que tem como objetivo a formação de jovens como cidadãos e atletas. A Arena Neymar terá massagens, palestras sobre nutrição esportiva, além da presença de atletas convidados e influencers. Local: Avenida Guido Caloi, 701, em Santo Amaro.

Ação ASICS: No domingo, entre 8h00 e 12h00, haverá na Avenida Paulista, na esquina com a Alameda Ministro Rocha Azevedo, uma exibição de tênis com a participação de Laura Pigossi e Gustavo Carneiro.

Base Jump: O instrutor de Wingsuit, Flávio Jordão, irá fazer no sábado (4), a partir das 10h, uma apresentação de Base Jump no Edifício Martinelli.

Bike Tour: Passeios de bicicleta no sábado e domingo, a partir das 9h, com saída na Rua da Consolação, 94.

Academias Catraca Livre: Todas as academias das redes Smart Fit, Blue Fit e Selfit da cidade de São Paulo estarão com as catracas livres para que toda a população possa se exercitar.

Centros Esportivos: Os Centros Esportivos da SEME, de todas as regiões de São Paulo, terão atividades para todos os públicos e idades durante a Virada Esportiva.

CERET: O Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET), receberá no sábado um evento de artes marciais realizado pela Federação Paulista de Karatê. Destaque para jogos de tabuleiro, kobudo e taiko. No domingo o CERET receberá atividades de recreação com super trampolim, parede de escalada, martelo, brinquedos infláveis, áreas kids, além de outras atividades.

Vila Manchester: O Centro Esportivo Vila Manchester terá no sábado (4) e domingo (5) atividades como rapel cama elástica, kid play, tobogã, escala e tirolesa.

Tietê: O Centro Esportivo Tietê receberá atividades esportivas e de recreação: brinquedos infláveis, kiddie plays, tobogã, surf machine, simulador de boxe, apresentações artísticas e culturais e fitdance.

CEUs: Os Centros de Educação unificados estarão participando da Virada Esportiva com diversas atividades esportivas.

Cãominhada: A segunda edição da Cãominhada acontecerá no sábado (4) em parceria da SEME com a Secretaria Municipal de Saúde no Parque Vila Lobos.

Corridas: Durante toda a virada esportiva serão realizadas diversas ações de corridas e caminhadas para movimentar a população.

Guarapiranga: O Centro Esportivo Guarapiranga realizará atividades voltadas para os Esportes Náuticos como remo, caiaque, stand up.

Memorial: O Memorial da América Latina terá crossfit, musculação, bike, spinning, levantamento de peso, calistenia, dama e brinquedos infláveis.

Modelódromo: Atividades de aeromodelismo.

Parque Augusta Prefeito Bruno Covas: Skate, grafite, break e demais atividades recreativas.

Parque do Carmo: Esportes Radicais, Arena Jungle, Patinação, Oficina de Pintura, Extreme Games. O Parque do Carmo será um dos principais pontos da Virada.

Pilates nas Alturas: O heliponto do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, será palco no sábado (4), das 16h às 19h, do Pilates nas Alturas. Serão aulas com os aparelhos específicos para a modalidade, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e a fabricante de equipamentos Metalife. Serão três aulas: 1) 16h às 17h, 2) 17h às 18h, 3) 18h às 19h – ministradas pelo professor Matheus Garofalo. São poucas vagas: 15 alunos por aula. A inscrição deve ser feita pelo e-mail joaovitorsilva@metalife.com.br.

Sesc Interlagos: Atividades no sábado e domingo, das 9h às 17h. Manhã zen, Aula de Corrida, Recreação tênis, Skate, patins, Patinete, Recreação tênis de mesa, Aula de beach tênis.

Sesc Itaquera: Sábado, Treino de corrida e caminhada; Passeio de bike. Domingo, Lian gong, Aula de tênis.

UFC: Montagem do Octógono oficial do UFC e das letras gigantes do UFC no CERET, no sábado (5), e no Parque Ipiranga, no domingo (5). Os fãs poderão entrar no octógono para sentir a emoção de ser um lutador do UFC. O campeão Rodrigo Minotauro, embaixador do UFC Brasil, e as atletas Polyana Viana e Luana Dread estarão presentes no CERET, para a abertura das atividades.

Xadrez: A campeã brasileira Julia Alboredo vai disputar 30 partidas de xadrez ao mesmo tempo com os participantes da Virada. O Centro Cultural São Paulo também terá jogos de xadrez. Outros locais de partidas são o CERET e o Parque Augusta.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos