A diabetes mellitus é uma doença que acontece quando o pâncreas não consegue secretas insulina suficiente. Essa parte do corpo é responsável por transportar o açúcar para o sangue e depois distribuir para os órgãos.
ANÚNCIO
Se não for controlada, a diabetes pode gerar cegueira, infarto do miocárdio, insuficiência renal, acidente vascular cerebral e é uma das maiores causadoras de amputações, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com informações do site Meganotícias, saiba os tipos de diabetes e como elas atacam o corpo humano.
Diabetes tipo 1
Pode aparecer repentinamente em crianças e jovens e ainda não informações específicas de como se dá o surgimento dela no organismo. É uma doença autoimune, onde o próprio corpo ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. O Centro Nacional de Diabetes dos Estados Unidos estuda resultados de fatores genéticos e ambientais afim de considerar se isso pode desencadear a doença.
Diabetes tipo 2
O tipo 2 é a forma mais comum da doença e ocorre quando o corpo não reage corretamente à insulina. O aparecimento desse problema está relacionado aos hábitos alimentares e estilo de vida, por isso, pode ser evitado com uma alimentação equilibrada e atividade física. Porém, também teria um componente genético.
Diabetes gestacional
Como o nome já diz, ocorre em gestantes, gerado normalmente por determinados fatores geneticos, estilo de vida e alterações hormonais comuns no período de gravidez. Quando esse tipo de diabetes acontece, os bebês tendem a ter um risco maior de desonvolver diabetes tipo 2 no futuro.
No vídeo abaixo do canal do Youtube Doutor Ajuda, você pode conferir a diferença entre os tipos 1 e 2. Assista: