A cada ano, campanhas de conscientização buscam novas formas de propagar suas mensagens para o maior número possível de pessoas. No mês passado, o Outubro Rosa, que alerta a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero, teve o apoio crescente de influenciadores digitais, que se associam a marcas para divulgar conteúdos informativos.
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Segundo pesquisa da empresa de tecnologia Squid, as impressões, alcances e engajamentos de campanhas entre marcas e perfis nas redes sociais dobraram no último outubro, em comparação ao mesmo período de 2020. Os dados foram analisados a partir de 271 conteúdos (entre posts e stories) – mais de duas vezes o material publicado por clientes da agência no ano anterior (84).
Outubro rosa dos influenciadores
Impressões (total de vezes que a publicação foi visualizada):
- Out/2020: 235.733
- Out/2021: 511.744 (+117%)
Alcance (número de pessoas que a publicação atingiu):
- Out/2020: 116.016
- Out/2021: 205.991 (+78%)
Engajamento (total de reações que as publicações promoveram):
- Out/2020: 16.197
- Out/2021: 32.449 (+100%)
Fonte: Squid
“O câncer é uma doença ainda muito mistificada, que impacta emocionalmente a sociedade, e o câncer de mama é uma das variáveis que mais têm cura. O papel dos influenciadores é de massificar essa informação e aproximá-la da sociedade”, afirma a diretora de estratégia de comunidade da Squid, Julia Leão. “Com isso, a gente também treina esse influenciador, que se torna um agente de mudança, trazendo informações fidedignas, que tenham uma curadoria.”
Apesar de se tratar de um assunto médico, a pesquisa mostra que as marcas se associaram mais a influenciadores que tratam de estilo de vida ou de beleza, maquiagem e cosméticos. Mesmo assim, personalidades digitais focadas em saúde e medicina e em atividades físicas aparecem em seguida na preferência das campanhas.
A diretora reforça a importância das marcas em garantir que mensagens de conscientização cheguem de forma cuidadosa e correta. “As marcas precisam entender o poder e responsabilidade que têm hoje de falar com suas comunidades, sua audiência. E os influenciadores também, quanto mais a gente os puxa para essa responsabilidade, mais empoderamos a sociedade e trazemos assertividade na comunicação.”