Estilo de Vida

Terremoto de uma hora e meia de duração sacudiu a superfície de Marte; caos no planeta vermelho

superfície de Marte

Em 18 de setembro, a sonda InSight da NASA celebrou seu milésimo dia marciano, medindo um grande terremoto, um dos maiores que a missão já detectou em Marte. Como detalhado, por meio de comunicado, o tremor é estimado em cerca de uma magnitude de 4,2 e sacudiu por quase uma hora e meia.

Este é o terceiro grande terremoto que o InSight detectou em um mês: em 25 de agosto, o sismômetro da missão detectou dois terremotos de magnitudes 4,2 e 4,1. Para efeito de comparação, um terremoto de magnitude 4,2 tem cinco vezes a energia do detentor do recorde anterior da missão, um terremoto de magnitude 3,7 detectado em 2019.

A missão estuda ondas sísmicas para aprender mais sobre o interior de Marte. As ondas mudam à medida que viajam pela crosta, manto e núcleo de um planeta, fornecendo aos cientistas uma maneira de perscrutar as profundezas da superfície. 

Recomendados

Como detalhado pela NASA, o que eles aprendem pode lançar luz sobre como todos os mundos rochosos se formam, incluindo a Terra e sua lua.

Os terremotos poderiam não ter sido detectados se a missão não tivesse entrado em ação no início do ano, já que a órbita altamente elíptica de Marte o levou para mais longe do sol. 

As temperaturas mais baixas exigiam que a espaçonave confiasse mais em seus aquecedores para se aquecer; isso, mais o acúmulo de poeira nos painéis solares do InSight, reduziu os níveis de energia do módulo de pouso, exigindo a missão de conservar energia desligando temporariamente certos instrumentos.

Terremoto de uma hora e meia de duração sacudiu a superfície de Marte

Como detalhado pela NASA, a equipe conseguiu manter o sismômetro ligado, adotando uma abordagem contra-intuitiva: eles usaram o braço robótico do InSight para escorrer areia perto de um painel solar na esperança de que, conforme rajadas de vento a carregassem pelo painel, os grânulos varressem um pouco da poeira. 

O plano funcionou e, ao longo de várias atividades de remoção de poeira, a equipe viu os níveis de potência permanecerem razoavelmente estáveis. Agora que Marte está se aproximando do Sol mais uma vez, a energia está começando a aumentar lentamente.

Enquanto o terremoto de 18 de setembro ainda está sendo estudado, os cientistas já sabem mais sobre os terremotos de 25 de agosto: O evento de magnitude 4,2 ocorreu a cerca de 5.280 milhas (8.500 quilômetros) de InSight – o tremor mais distante que a sonda detectou até agora.

Como detalhado pela NASA,  os cientistas estão trabalhando para identificar a origem e a direção em que as ondas sísmicas viajaram, mas sabem que o tremor ocorreu muito longe para ter se originado onde o InSight detectou quase todos os seus grandes terremotos anteriores.

Como detalhado pela NASA, Cerberus Fossae é uma região de aproximadamente 1.000 milhas, onde a lava pode ter fluído nos últimos milhões de anos. Uma possibilidade especialmente intrigante é Valles Marineris, o sistema de cânions epicamente longo que marca o equador marciano. O centro aproximado desse sistema de cânion fica a 9.700 quilômetros de InSight.

Caos no planeta vermelho

Para surpresa dos cientistas, os terremotos de 25 de agosto também foram de dois tipos diferentes. O terremoto de magnitude 4,2 foi dominado por vibrações lentas de baixa frequência, enquanto vibrações rápidas de alta frequência caracterizaram o terremoto de magnitude 4,1. 

O terremoto de magnitude 4,1 também estava muito mais perto da sonda – apenas cerca de 575 milhas (925 quilômetros) de distância.

Isso é uma boa notícia para os sismólogos: o registro de diferentes terremotos de uma variedade de distâncias e com diferentes tipos de ondas sísmicas fornece mais informações sobre a estrutura interna de um planeta. 

Como detalhado pela NASA, neste verão, os cientistas da missão usaram dados de marsemotos anteriores para detalhar a profundidade e a espessura da crosta e do manto do planeta, além do tamanho de seu núcleo derretido.

  1. Agência transforma informações captadas no espaço em áudio e resultado ‘macabro’ é impressionante
  2. Descobertas as primeiras radiografias do planeta distante Urano por meio de observatório da NASA

Apesar de suas diferenças, os dois terremotos de agosto têm algo em comum além de serem grandes: ambos ocorreram durante o dia, a época mais ventosa – e, para um sismômetro, mais ruidosa – em Marte. O sismômetro do InSight geralmente encontra marsquakes à noite, quando o planeta esfria e os ventos são baixos. Mas os sinais desses terremotos eram grandes o suficiente para ultrapassar qualquer ruído causado pelo vento.

Ainda de acordo com as informações, olhando para o futuro, a equipe da missão está considerando a possibilidade de realizar mais limpezas de poeira após a conjunção solar de Marte , quando a Terra e Marte estão em lados opostos do Sol. 

Como a radiação do Sol pode afetar os sinais de rádio, interferindo nas comunicações, a equipe irá parar de emitir comandos para a sonda em 29 de setembro, embora o sismômetro continue a detectar terremotos durante a conjunção.

Texto com informações da NASA

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos