Já se sentiu culpado ao dizer ‘Não’? Isso é mais comum do que parece. É surpreendente perceber o quanto podemos nos sentir culpados quando dizemos ‘não’ às pessoas, sejam de nossa família, amigos ou colegas de trabalho.
ANÚNCIO
Em entrevista ao Metro UK, Natalie Trice, mentora, reforçou que mesmo sendo uma palavra tão pequena, um ‘não’ pode ser muito difícil de dizer. “As pessoas gostam de ser vistas como capazes de ajudar os outros e gentis. Ao dizer ‘não’ elas se preocupam com a possibilidade de parecer inúteis, rudes ou incapazes de lidar com os outros”.
Todos nós precisamos aproveitar o ‘não’ um pouco mais, principalmente quando o assunto é referente as nossas próprias necessidades. Mas como fazer isso e continuar se sentindo confiante? Especialistas compartilharam algumas maneiras de aliviar as angústias geradas pela possibilidade de dizer um não. Confira.
Reconheça seus motivos para temer dizer ‘não’
Um bom começo é reconhecer que dizer ‘não’ definitivamente não é uma de suas especialidades. Mantenha-se consciente quanto a isso. Para a Dra. Becky Spelman, psicóloga, ter dificuldades em dizer ‘não’ é “um sinal de que você agrada as pessoas. A primeira coisa a estar ciente é o medo de decepcionar os outros”.
“Tenha consciência de que você precisa ser querido por outras pessoas, e que essa é uma necessidade excessiva quando você luta para se colocar em primeiro lugar”.
Tente não pensar demais no assunto
O ato de dizer ‘não’ faz parte da vida. Tente não se preocupar com as situações ou decisões em que você precisou dar uma resposta negativa. “A realidade é que não podemos fazer tudo que nos é solicitado, se tentarmos assumir tudo é provável acabarmos ansiosos ou sobrecarregados”, afirma Natalie.
Para aliviar um pouco essa angústia tente pensar nas vezes em que as pessoas disseram não para você. Isso pode te ajudar a aliviar a culpa.
ANÚNCIO
Elabore sua resposta antes de responder
Uma das principais sugestões é tirar um tempo para pensar na forma como você vai responder. Pense não somente nas coisas que você pode fazer, mas também no que quer, e tem condições, de fazer.
“É muito provável que ao pensar nisso sua intuição vá direto para o ‘não’, mas sua boca pode dizer ‘sim’ por ter medo de decepcionar as pessoas ou ser visto como incompetente”, diz Natalie.
Pense e pondere alternativas para sua resposta de forma a torná-la mais agradável e até mesmo oferecendo uma alternativa para o ‘não’. Por exemplo, quando um amigo o chama para sair e você quer descansar, mas teme decepcioná-lo busque uma alternativa como “Eu realmente preciso descansar esta noite, mas vamos nos encontrar para almoçar na próxima semana”, sugere Natalie.
Lembre-se também que da mesma forma como você pode dar uma resposta negativa, você também pode recebê-la. Então não espere sempre um ‘sim’ como resposta.
Confira também:
- Robô aspirador detecta cachorro preguiçoso que não se move enquanto ele limpa
- Jogar videogame pode te ajudar a perder peso
- Homem se emociona com bilhete de mãe que tinha quadro de demência
- Tutores gastam mais de 20 mil reais em festa de aniversário para seu cachorro
Você deverá sempre se colocar em primeiro lugar, pois entende de suas necessidades e vontades. Agrade a si mesmo antes de agradar aos outros.
A Dra. Becky explica sobre o conceito de “cuidado compulsivo”, que é quando tentamos cuidar compulsivamente de outras pessoas devido à baixa autoestima. Isso significa que algumas pessoas cuidam das necessidades dos outros e se sentem culpados se não o fizerem.
“Se você é gentil e atencioso, é claro que sempre vai conseguir algo fazendo coisas para outras pessoas. Mas você só pode ficar satisfeito com o carinho que dá se também sentir que está sendo cuidado por si mesmo. Cuide de suas necessidades primeiro, então você terá energia para ajudar outras pessoas”, afirma a Dra.
Pratique dizer ‘não’
Na maioria das vezes a dificuldade em dizer ‘não’ está na culpa que você sente depois de afirmar suas próprias necessidades. É importante se comprometer com isso de qualquer maneira. Com o tempo fica mais fácil.
“Quando mais você praticar dizer ‘não’, menos culpado você começará a se sentir”, afirma a Dra. Elena Touroni, psicóloga.