A Agência Espacial Americana (NASA) informou nesta semana sobre uma gigantesca chuva de meteoros que ocorrerá no mês de agosto.
ANÚNCIO
Como detalhado pela instituição, por meio de comunicado, é hora de uma das maiores chuvas de meteoros do ano.
As Perseidas já estão aparecendo em nossos céus noturnos – e quando atingem o pico em meados de agosto, é provável que seja uma de nossas oportunidades de observação do céu mais impressionantes por um tempo.
Câmeras de rastreamento de meteoros localizaram seu primeiro Perseid em 26 de julho , mas sua melhor chance de vê-los começará na noite de 11 de agosto.
Como detalhado pela NASA, se você estiver no hemisfério norte e longe da poluição luminosa, poderá detectar mais de 40 Perseidas por hora.
Se você estiver em uma cidade, poderá ver apenas algumas a cada hora. Os observadores do céu no hemisfério sul também verão algumas Perseidas, nenhuma delas visível abaixo de cerca de 30 graus de latitude sul.
A noite de 12 a 13 de agosto será outra grande oportunidade para ver as Perseidas: com a Lua cheia (e menor atividade de meteoros) durante o pico das Perseidas em 2022 e uma meia-lua crescente no céu em 2023, esta pode ser sua melhor chance de observar o céu no verão para alguns anos.
ANÚNCIO
Maiores chuvas de meteoros do ano
Para isso, é necessário encontrar um lugar confortável, evitando luzes fortes tanto quanto possível e dê a seus olhos algum tempo para se ajustarem ao escuro – até meia hora, se possível.
- CONFIRA MAIS:
- Sonda espacial revela mistério por trás de grande fenômeno do planeta Júpiter
- Imagens sensíveis: vídeo impressionante registra momento em que 4 pessoas são atingidas por um raio na Índia
- O maior de 2021: Agência Espacial emite alerta sobre gigante asteroide ‘2001 FO32’ que passará próximo à Terra
- Alerta sobre asteroide gigante que passará próximo à Terra no mês de maio
- Agência transforma informações captadas no espaço em áudio e resultado ‘macabro’ é impressionante
- Descobertas as primeiras radiografias do planeta distante Urano por meio de observatório da NASA
Como detalhado pela NASA, as Perseidas aparecerão como pequenos raios de luz rápidos: elas têm esse nome porque parecem vir da direção da constelação de Perseu (perto de Áries e Touro no céu noturno).
Mas as Perseidas nessa área podem ser difíceis para detectar da perspectiva da Terra. Então olhe para cima e curta o show.
Transmissão online feita pela NASA – Chuva de meteoros
Se você não consegue ver as Perseidas onde você mora, a NASA fará uma cobertura especial nas redes sociais.
É possível sintonizar durante a noite de 11 a 12 de agosto (das 22h às 5h CDT; das 3h às 10h UTC) no Facebook , Twitter e YouTube.
Como detalhado pela NASA, se o céu estiver nublado na noite de 11 de agosto, tentaremos novamente no mesmo horário de 12 a 13 de agosto.
A transmissão ao vivo é hospedada pelo Meteoroid Environment Office no Marshall Space Flight Center da NASA, que rastreia meteoros, bolas de fogo e outras vistas incomuns no céu noturno para informar o público e ajudar a manter astronautas e espaçonaves seguros.
Gigantesca chuva de meteoros que ocorrerá no mês de agosto
Ainda de acordo com as informações, as Perseidas são fragmentos do cometa Swift-Tuttle, que orbita entre o Sol e além da órbita de Plutão uma vez a cada 133 anos.
- VEJA AINDA:
- Agência Espacial enviará robô móvel ao polo sul da Lua para identificar concentração de gelo
- Telescópio Hubble capta ‘imagem macabra’ no espaço
- Com super tecnologia, microfone especial da Agência Espacial detecta turbulência a centenas de quilômetros de distância
- NASA começa a montagem final de nave espacial que vai monitorar asteroide Psyche
Todos os anos, a Terra passa perto do caminho do cometa, e os destroços deixados por Swift-Tuttle aparecem como meteoros em nosso céu. Confira:

Texto com informações da NASA
LEIA TAMBÉM: