Estilo de Vida

Telescópio Hubble da NASA detecta ‘brigas’ entre irmãos galácticos no espaço

Telescópio Hubble

Um tripleto dramático de galáxias ocupa o centro do palco nesta imagem do telescópio Hubble da Agência Espacial Americana NASA, em parceria com a ESA.

Como detalhado em comunicado, o registro captura um cabo de guerra gravitacional de três vias entre galáxias em interação. 

Este sistema – conhecido como Arp 195 – é apresentado no Atlas of Peculiar Galaxies, uma lista que mostra algumas das galáxias mais estranhas e maravilhosas do universo.

Observar o tempo com o Hubble é extremamente valioso, então os astrônomos não querem perder um segundo. 

Como detalhado pela NASA, a programação para observações do Hubble é calculada usando um algoritmo de computador que permite que a espaçonave ocasionalmente colete instantâneos bônus de dados entre observações mais longas. 

Ainda de acordo com as informações, esta imagem do tripleto de galáxias em conflito no Arp 195 é um desses instantâneos. 

Observações extras como essas fazem mais do que fornecer imagens espetaculares – elas também ajudam a identificar alvos promissores para acompanhar o uso de telescópios como o próximo telescópio espacial James Webb. Confira: 

Hubble capta uma galáxia distante através de uma lente cósmica

Outro registro também foi divulgado pela Agência Espacial Americana recentemente. Como detalhado, o centro desta imagem do telescópio espacial Hubble é emoldurado por arcos reveladores que resultam de fortes lentes gravitacionais, um fenômeno astronômico impressionante que pode deformar, ampliar ou mesmo duplicar a aparência de galáxias distantes. 

Como detalhado pela NASA, a lente gravitacional ocorre quando a luz de uma galáxia distante é sutilmente distorcida pela atração gravitacional de um objeto astronômico intermediário. 

  1. CONFIRA MAIS:
  2. Sonda espacial revela mistério por trás de grande fenômeno do planeta Júpiter
  3. Imagens sensíveis: vídeo impressionante registra momento em que 4 pessoas são atingidas por um raio na Índia
  4. O maior de 2021: Agência Espacial emite alerta sobre gigante asteroide ‘2001 FO32’ que passará próximo à Terra
  5. Alerta sobre asteroide gigante que passará próximo à Terra no mês de maio
  6. Agência transforma informações captadas no espaço em áudio e resultado ‘macabro’ é impressionante
  7. Descobertas as primeiras radiografias do planeta distante Urano por meio de observatório da NASA

Neste caso, o aglomerado de galáxias relativamente próximo MACSJ0138.0-2155 objetivou uma galáxia inativa significativamente mais distante. 

Um gigante adormecido conhecido como MRG-M0138 que ficou sem o gás necessário para formar novas estrelas e está localizado a 10 bilhões de luz- anos de distância. 

Telescópio espacial Hubble

Os astrônomos podem usar lentes gravitacionais como uma lente de aumento natural, permitindo-lhes inspecionar objetos como galáxias dormentes distantes que normalmente seriam muito difíceis até mesmo para o Hubble resolver.

Esta imagem foi feita usando observações de oito filtros infravermelhos diferentes espalhados por dois dos instrumentos astronômicos mais avançados do Hubble. 

  1. VEJA AINDA:
  2. Agência Espacial enviará robô móvel ao polo sul da Lua para identificar concentração de gelo
  3. Telescópio Hubble capta ‘imagem macabra’ no espaço
  4. Com super tecnologia, microfone especial da Agência Espacial detecta turbulência a centenas de quilômetros de distância
  5. NASA começa a montagem final de nave espacial que vai monitorar asteroide Psyche

Como detalhado pela NASA, primeiro, a Câmera Avançada para Pesquisas e segundo a Câmera de Campo Amplo 3.

Esses instrumentos foram instalados por astronautas durante as duas missões finais de manutenção ao Hubble e fornecer aos astrônomos com observações incrivelmente detalhadas em uma grande área do céu e uma ampla gama de comprimentos de onda. Veja: 

Texto com informações da NASA

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos