logo
Estilo de Vida
/ NASA, ESA, John Spencer (SwRI Boulder) / NASA, ESA, John Spencer (SwRI Boulder)
Estilo de Vida 26/07/2021

Hubble da NASA encontra a primeira evidência de vapor de água na Lua Ganimedes de Júpiter

Por : Metro World News

Pela primeira vez, os astrônomos descobriram evidências de vapor d’água na atmosfera da lua de Júpiter, Ganimedes. Como detalhado pela NASA, por meio de comunicado, esse vapor se forma quando o gelo da superfície da lua é sublimado – isto é, passa de sólido a gasoso.

Os cientistas usaram conjuntos de dados novos e de arquivo do telescópio espacial Hubble da NASA para fazer a descoberta, publicada na revista Nature Astronomy.

Pesquisas anteriores ofereceram evidências circunstanciais de que Ganimedes, a maior lua do sistema solar, contém mais água do que todos os oceanos da Terra.

No entanto, as temperaturas lá são tão baixas que a água na superfície é sólida e congelada. O oceano de Ganimedes residiria cerca de 100 milhas abaixo da crosta; portanto, o vapor d’água não representaria a evaporação desse oceano.

Como detalhado pela NASA, os astrônomos reexaminaram as observações do Hubble nas últimas duas décadas para encontrar essa evidência de vapor d’água.

Em 1998, o Espectrógrafo de Imagens do Telescópio Espacial do Hubble obteve as primeiras imagens ultravioleta (UV) de Ganimedes, que revelaram fitas coloridas de gás eletrificado chamadas bandas aurorais, e forneceu evidências adicionais de que Ganimedes tem um campo magnético fraco.

As semelhanças nessas observações de UV foram explicadas pela presença de oxigênio molecular (O2).

Lua Ganimedes de Júpiter

Mas algumas características observadas não correspondiam às emissões esperadas de uma atmosfera de O2 puro.

Como detalhado pela NASA, ao mesmo tempo, os cientistas concluíram que essa discrepância provavelmente estava relacionada a maiores concentrações de oxigênio atômico (O).

A análise da equipe combinou os dados de dois instrumentos: Cosmic Origins Spectrograph do Hubble em 2018 e imagens de arquivo do Space Telescope Imaging Spectrograph (STIS) de 1998 a 2010.

Para sua surpresa, e ao contrário das interpretações originais dos dados de 1998, eles descobriram que quase não havia oxigênio atômico na atmosfera de Ganimedes.

Como detalhado pela NASA, isso significa que deve haver outra explicação para as diferenças aparentes nessas imagens de aurora ultravioleta.

Roth e sua equipe examinaram mais de perto a distribuição relativa da aurora nas imagens ultravioleta. A temperatura da superfície de Ganimedes varia fortemente ao longo do dia, e por volta do meio-dia perto do equador pode se tornar suficientemente quente para que a superfície do gelo libere (ou sublime) algumas pequenas quantidades de moléculas de água.

Na verdade, as diferenças percebidas nas imagens UV estão diretamente correlacionadas com onde a água seria esperada na atmosfera da lua.

Esta descoberta adiciona antecipação à próxima missão da ESA, JUICE , que significa JUpiter ICy moons Explorer. JUICE é a primeira missão de grande porte no programa Cosmic Vision 2015-2025 da ESA.

Telescópio Espacial Hubble da NASA

Planejado para lançamento em 2022 e chegada a Júpiter em 2029, ele passará pelo menos três anos fazendo observações detalhadas de Júpiter e três de suas maiores luas, com ênfase particular em Ganimedes como um corpo planetário e habitat potencial.

Ganimedes foi identificado para investigação detalhada porque fornece um laboratório natural para análise da natureza, evolução e habitabilidade potencial de mundos gelados em geral, o papel que desempenha dentro do sistema de satélites galileanos e suas interações magnéticas e de plasma únicas com Júpiter e seus meio Ambiente.

No momento, a missão Juno da NASA está examinando Ganimedes de perto e recentemente divulgou novas imagens da lua gelada.

Ainda de acordo com as informações, Juno tem estudado Júpiter e seu ambiente, também conhecido como sistema Joviano, desde 2016.

Compreender o sistema de Júpiter e desvendar sua história, desde sua origem até o possível surgimento de ambientes habitáveis, nos proporcionará uma melhor compreensão de como os planetas gigantes gasosos e seus satélites se formam e evoluem.

Além disso, espera-se que novos insights sejam encontrados sobre a habitabilidade dos sistemas exoplanetários semelhantes a Júpiter. Confira:

Júpiter
NASA, ESA, John Spencer (SwRI Boulder)

Texto com informações da NASA