Estilo de Vida

Cientistas usam dados de satélite da NASA para rastrear o movimento de pequenos pedaços de plástico no oceano

Cientistas usam dados de satélite da NASA para rastrear microplásticos oceânicos vindos do espaço.

Cientistas da Universidade de Michigan desenvolveram uma maneira inovadora de usar os dados de satélite da Agência Espacial Americana (NASA) para rastrear o movimento de pequenos pedaços de plástico no oceano.

Como revelado pela NASA, por meio de comunicado, os microplásticos se formam quando o lixo plástico no oceano se quebra com os raios do sol e o movimento das ondas do mar. 

Essas pequenas partículas de plástico são prejudiciais aos organismos e ecossistemas marinhos. Os microplásticos podem ser carregados a centenas ou milhares de quilômetros de distância da fonte pelas correntes oceânicas, tornando difícil rastreá-los e removê-los. 

Recomendados

Atualmente, a principal fonte de informações sobre a localização dos microplásticos vem das movimentações de barcos de pesca que usam redes para capturar plâncton – e, involuntariamente, microplásticos.

A nova técnica se baseia em dados do Cyclone Global Navigation Satellite System (CYGNSS) da NASA, uma constelação de oito pequenos satélites que mede a velocidade do vento acima dos oceanos da Terra e fornece informações sobre a força dos furacões. 

Cientistas usam dados de satélite da NASA para rastrear o movimento de pequenos pedaços de plástico no oceano

Como revelado pela NASA, o CYGNSS também usa radar para medir a rugosidade do oceano, que é afetada por vários fatores, incluindo a velocidade do vento e detritos flutuando na água.

  1. CONFIRA MAIS:
  2. Sonda espacial revela mistério por trás de grande fenômeno do planeta Júpiter
  3. Imagens sensíveis: vídeo impressionante registra momento em que 4 pessoas são atingidas por um raio na Índia
  4. O maior de 2021: Agência Espacial emite alerta sobre gigante asteroide ‘2001 FO32’ que passará próximo à Terra
  5. Alerta sobre asteroide gigante que passará próximo à Terra no mês de maio
  6. Agência transforma informações captadas no espaço em áudio e resultado ‘macabro’ é impressionante
  7. Descobertas as primeiras radiografias do planeta distante Urano por meio de observatório da NASA

A equipe procurou por locais onde o oceano fosse mais liso do que o esperado devido à velocidade do vento, que eles pensaram que poderia indicar a presença de microplásticos. 

Os microplásticos podem ser carregados a centenas ou milhares de quilômetros de distância da fonte pelas correntes oceânicas, tornando difícil rastreá-los e removê-los.

Em seguida, eles compararam essas áreas com observações e previsões de modelos de onde os microplásticos se congregam no oceano. 

Nova maneira de encontrar fontes de microplásticos oceânicos e rastrear seus movimentos usando dados de satélite da NASA

Os cientistas descobriram que os microplásticos tendem a estar presentes em águas mais suaves, demonstrando que os dados do CYGNSS podem ser usados ​​como uma ferramenta para rastrear microplásticos oceânicos vindos do espaço.

  1. VEJA AINDA:
  2. Agência Espacial enviará robô móvel ao polo sul da Lua para identificar concentração de gelo
  3. Telescópio Hubble capta ‘imagem macabra’ no espaço
  4. Com super tecnologia, microfone especial da Agência Espacial detecta turbulência a centenas de quilômetros de distância
  5. NASA começa a montagem final de nave espacial que vai monitorar asteroide Psyche

Ainda de acordo com as informações, os resultados foram publicados online em 9 de junho de 2021 no IEEE Transactions of Geoscience and Remote Sensing. 

O trabalho foi feito por Chris Ruf, professor da Universidade de Michigan e pesquisador principal do CYGNSS, e pela estudante de graduação Madeline C. Evans. Confira: 

Texto com informações da NASA

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos