Estilo de Vida

Rover Perseverance da NASA inicia sua primeira ‘fase científica’ em Marte

Rover Perseverance da NASA inicia sua primeira missão científica em Marte

Rover Perseverance Mars da NASA deu início à fase científica de sua missão recentemente, deixando o local de pouso “Octavia E. Butler” em Marte. Até recentemente, o rover vinha passando por testes de sistemas, ou comissionamento, e dando suporte aos testes de voo do Ingenuity Mars Helicopter.

Como revelado, por meio de comunicado, durante as primeiras semanas desta primeira campanha científica, a equipe da missão irá até um mirante panorâmico baixo de onde o rover pode pesquisar algumas das características geológicas mais antigas da cratera de Jezero e colocar online as capacidades finais do sistemas de auto-navegação e amostragem do rover.

Quando o Perseverance completou sua fase de comissionamento em 1 de junho, o rover já havia testado seu instrumento MOXIE gerador de oxigênio e conduzido os voos de demonstração de tecnologia do helicóptero Ingenuity. Suas câmeras captaram mais de 75.000 imagens e seus microfones gravaram as primeiras trilhas sonoras de Marte.

Recomendados

Como revelado pela NASA, os objetivos científicos da missão são estudar a região de Jezero, a fim de compreender a geologia e a habitabilidade passada do ambiente na área, e procurar por sinais de vida microscópica ancestral. 

A equipe identificará e coletará as amostras de rochas e sedimentos mais atraentes, que uma futura missão poderá recuperar e trazer de volta à Terra para um estudo mais detalhado. O Perseverance também fará medições e testará tecnologias para apoiar a futura exploração humana e robótica de Marte.

Geologia única em Marte 

Abrangendo centenas de sóis (ou dias marcianos), esta primeira campanha científica perseguirá todos os objetivos científicos da missão enquanto o rover explora duas unidades geológicas únicas nas quais as camadas mais profundas (e mais antigas) de rocha exposta de Jezero e outras características geológicas intrigantes podem ser encontrado. 

Como revelado pela NASA, a primeira unidade, chamada de “Fundo Fraturado da Cratera”, é o fundo da cratera de Jezero. 

A unidade adjacente, chamada de “Séítah” (que significa “em meio à areia” na língua navajo), tem seu quinhão da rocha de Marte, mas também abriga cristas, rochas em camadas e dunas de areia.

Espera-se que a maioria dos desafios ao longo do caminho venha na forma de dunas de areia localizadas dentro da unidade em forma de luva de Séítah. 

Como revelado pela NASA, para negociá-los, a equipe do rover decidiu que o Perseverance dirigirá principalmente no Chão da Cratera Fraturado ou ao longo da linha de fronteira entre ele e Séítah. Quando a ocasião o exigir, o Perseverance fará um “mergulho com os pés” na unidade de Séítah, indo em linha reta para uma área específica de interesse.

O objetivo da campanha é estabelecer quais são os quatro locais nessas unidades que melhor contam a história do ambiente inicial da cratera de Jezero e a história geológica. Quando a equipe de ciências decidir que um local é o correto, eles devem coletar uma ou duas amostras.

Rover Perseverance da NASA inicia sua primeira missão científica em Marte

Planeta vermelho

A primeira fase científica estará completa quando o rover retornar ao seu local de pouso. Nesse ponto, o Perseverance terá viajado entre 1,6 e 3,1 milhas (2,5 e 5 quilômetros) e até oito dos 43 tubos de amostra do Perseverance podem ser preenchidos com rocha e regolito de Marte (rocha quebrada e poeira). 

  1. CONFIRA MAIS:
  2. Sonda espacial revela mistério por trás de grande fenômeno do planeta Júpiter
  3. Imagens sensíveis: vídeo impressionante registra momento em que 4 pessoas são atingidas por um raio na Índia
  4. O maior de 2021: Agência Espacial emite alerta sobre gigante asteroide ‘2001 FO32’ que passará próximo à Terra

Em seguida, o Perseverance viajará para o norte e depois para o oeste em direção ao local de sua segunda campanha científica: a região do delta de Jezero. O delta são os restos em forma de leque da confluência de um antigo rio e um lago dentro da cratera de Jezero. 

Como revelado pela NASA, o local pode ser especialmente rico em carbonatos – minerais que, na Terra, podem preservar vestígios fossilizados de vida antiga e podem ser associados a processos biológicos. Confira: 

Texto com informações da NASA

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos