logo
/ NASA/Mara Johnson-Groh/Haley Reed / NASA/Mara Johnson-Groh/Haley Reed
Estilo de Vida 09/06/2021

Cientistas identificam erupção dramática no Sol que pode ajudar a explicar impressionantes explosões solares

Por : Metro World News

Em uma erupção dramática em vários estágios, o Sol revelou novas pistas que podem ajudar os cientistas a resolver o antigo mistério das causas das erupções poderosas e imprevisíveis da estrela central do Sistema Solar.

Como revelado pela NASA, por meio de comunicado, descobrir essa física fundamental pode ajudar os cientistas a prever melhor as erupções que causam condições climáticas espaciais perigosas na Terra.

Esta explosão continha componentes de três tipos diferentes de erupções solares que geralmente ocorrem separadamente – tornando-se a primeira vez que tal evento foi relatado.

Ter todos os três tipos de erupção juntos em um evento fornece aos cientistas uma espécie de Pedra de Roseta solar, permitindo-lhes traduzir o que sabem sobre cada tipo de erupção solar para entender outros tipos e descobrir um mecanismo subjacente que poderia explicar todos os tipos de erupções solares.

Como detalhado pela NASA, as erupções no Sol geralmente ocorrem em uma de três formas: uma ejeção de massa coronal, um jato ou uma erupção parcial. Ejeções de massa coronal – CMEs – e jatos são erupções explosivas que lançam energia e partículas no espaço, mas têm uma aparência muito diferente.

Enquanto os jatos explodem como colunas estreitas de material solar, os CMEs formam enormes bolhas que se expandem, empurradas e esculpidas pelos campos magnéticos do Sol.

Sol é a estrela central do Sistema Solar

As erupções parciais, por outro lado, começam a irromper da superfície, mas não evocam energia suficiente para deixar o Sol, então a maior parte do material cai de volta para a superfície solar.

Nesta erupção – observada com o Observatório Solar Dynamics da NASA e a Agência Espacial Europeia e Observatório Solar e Heliosférico da NASA em 12 e 13 de março de 2016 – os cientistas viram a ejeção de uma camada quente de material solar acima de uma região magneticamente ativa na superfície do Sol.

Como detalhado pela NASA, a ejeção era grande demais para ser um jato, mas estreita demais para ser um CME.

Em meia hora, uma segunda camada mais fria de material na superfície também começou a irromper do mesmo lugar, mas acabou caindo como uma erupção parcial. Ver uma erupção com características de jato e CME diz aos cientistas que provavelmente são causadas por um mecanismo singular.

Com esse novo entendimento, os cientistas podem aplicar o que sabem sobre jatos aos CMEs. O evento também diz aos cientistas que erupções parciais ocorrem no mesmo espectro, mas encontram algum limitador ainda desconhecido que restringe sua energia e não permite que eles saiam do sol.

Como detalhado pela NASA, compreender o mecanismo por trás desses eventos, especialmente CMEs, é de importância crítica para prever quando uma grande erupção pode causar interrupções na Terra.

NASA/Mara Johnson-Groh/Haley Reed

Explicação para explosões solares

CMEs, em particular, liberam grandes nuvens de partículas carregadas de alta energia e campos magnéticos que fluem através do sistema solar e podem resultar no clima espacial.

Uma tempestade de partículas de alta energia e atividades que podem ser perigosas para os astronautas e a tecnologia no espaço e , em casos extremos, redes de serviços públicos na Terra.

Ao modelar a nova erupção Rosetta e outras descobertas como ela, os cientistas esperam poder descobrir que mecanismo raiz causa as erupções solares e determinar suas características.

Como detalhado pela NASA, encontrar um gatilho poderia, em última análise, permitir aos cientistas prever quando uma grande erupção poderia ameaçar a Terra e Marte com várias horas de antecedência – fornecendo tempo suficiente para os astronautas e operadores de espaçonaves tomarem medidas de precaução.

Ainda de acordo com as informações, o novo estudo foi apresentado em 7 de junho de 2021, por Mason na reunião AAS 238 e foi aceito para publicação no Astrophysical Journal Letters. Confira:

Texto com informações da NASA