Estilo de Vida

NASA enviará 2 missões para estudar o mundo ‘habitável perdido’ do planeta Vênus

NASA enviará 2 missões para estudar o mundo 'habitável perdido' do planeta Vênus
NASA/JPL-Caltech

A NASA selecionou duas novas missões para explorar o planeta Vênus, o vizinho planetário mais próximo da Terra. Parte do Programa de Descoberta da NASA, as missões visam compreender como Vênus se tornou um mundo infernal quando tem tantas outras características semelhantes às nossas – e pode ter sido o primeiro mundo habitável no sistema solar, completo com um oceano e uma Terra como o clima.

Como revelado, por meio de comunicado, essas investigações são as seleções finais de quatro conceitos de missão que a NASA escolheu em fevereiro de 2020 como parte da competição Discovery 2019 da agência.

Seguindo um processo competitivo de revisão por pares, as duas missões foram escolhidas com base em seu valor científico potencial e na viabilidade de seus planos de desenvolvimento. As equipes de projeto agora trabalharão para finalizar seus requisitos, designs e planos de desenvolvimento.

Recomendados

1. CONFIRA MAIS:
  2. Sonda espacial revela mistério por trás de grande fenômeno do planeta Júpiter
  3. Imagens sensíveis: vídeo impressionante registra momento em que 4 pessoas são atingidas por um raio na Índia
  4. O maior de 2021: Agência Espacial emite alerta sobre gigante asteroide ‘2001 FO32’ que passará próximo à Terra
  5. Alerta sobre asteroide gigante que passará próximo à Terra no mês de maio
  6. Agência transforma informações captadas no espaço em áudio e resultado ‘macabro’ é impressionante
  7. Descobertas as primeiras radiografias do planeta distante Urano por meio de observatório da NASA

A NASA está concedendo aproximadamente 500 milhões de dólares por missão para o desenvolvimento. Espera-se que cada um seja lançado no período de 2028-2030. As missões selecionadas são:

DAVINCI+ – Planeta Vênus

Como revelado pela NASA, DAVINCI+ medirá a composição da atmosfera de Vênus para entender como ela se formou e evoluiu, bem como determinar se o planeta já teve um oceano.

A missão consiste em uma esfera descendente que mergulhará na espessa atmosfera do planeta, fazendo medições precisas de gases nobres e outros elementos para entender por que a atmosfera de Vênus é uma estufa descontrolada em comparação com a da Terra.

Além disso, DAVINCI+ retornará as primeiras imagens de alta resolução das características geológicas únicas de Vênus conhecidas como “tesselas”, que podem ser comparáveis ​​aos continentes da Terra, sugerindo que Vênus tem placas tectônicas.

Esta seria a primeira missão liderada pelos EUA à atmosfera de Vênus desde 1978, e os resultados do DAVINCI+ poderiam remodelar nossa compreensão da formação de planetas terrestres em nosso sistema solar e além.

VERITAS

Como revelado pela NASA, VERITAS mapeará a superfície de Vênus para determinar a história geológica do planeta e entender por que ele se desenvolveu de forma tão diferente da Terra.

Orbitando Vênus com um radar de abertura sintética, VERITAS irá mapear as elevações da superfície de quase todo o planeta para criar reconstruções 3D da topografia e confirmar se processos como placas tectônicas e vulcanismo ainda estão ativos em Vênus.

VERITAS também mapeará as emissões infravermelhas da superfície de Vênus para mapear seu tipo de rocha, que é amplamente desconhecido, e determinar se vulcões ativos estão liberando vapor de água na atmosfera.

A NASA acrescentou que espera sinergias poderosas entre os programas científicos, incluindo o Telescópio Espacial James Webb. Como revelado, os dados dessas missões serão usados ​​pelo mais amplo corte transversal possível da comunidade científica.

Além das duas missões, a NASA selecionou um par de demonstrações de tecnologia para voar com eles. VERITAS hospedará o Deep Space Atomic Clock-2 , construído pelo JPL e financiado pelo Space Technology Mission Directorate da NASA.

Ainda de acordo com as informações, o sinal de relógio ultrapreciso gerado com esta tecnologia ajudará a permitir manobras autônomas de espaçonaves e aprimorar as observações científicas de rádio.

NASA/JPL-Caltech