O helicóptero ‘Ingenuity Mars’ da Agência Espacial Americana (NASA) se prepara para o primeiro voo em Marte. A empreitada faz parte de um trabalho intenso para desbravar o planeta vermelho.
ANÚNCIO
De acordo com informações, divulgadas nesta semana, a equipe do Ingenuity identificou uma solução de software para o problema de sequência de comando identificado em 9 de abril, durante um teste planejado de rotação em alta velocidade dos rotores do helicóptero.
No fim de semana, a equipe considerou e testou várias soluções potenciais para esse problema, concluindo que pequenas modificações e reinstalações do software de controle de voo da Ingenuity são o caminho mais robusto a seguir.
A importante empreitada faz parte de um trabalho intenso para desbravar o planeta vermelho.
Esta atualização de software modificará o processo pelo qual os dois controladores de voo inicializam, permitindo que o hardware e o software façam a transição com segurança para o estado de voo.
Como detalhado, as modificações no software de voo estão sendo revisadas e validadas de forma independente em bancos de teste no JPL.
NASA – atualização de software
Embora o desenvolvimento da nova mudança de software seja direto, o processo de validá-lo e concluir seu uplink para o Ingenuity levará algum tempo.
- CONFIRA MAIS:
- Sonda espacial revela mistério por trás de grande fenômeno do planeta Júpiter
- Imagens sensíveis: vídeo impressionante registra momento em que 4 pessoas são atingidas por um raio na Índia
- O maior de 2021: Agência Espacial emite alerta sobre gigante asteroide ‘2001 FO32’ que passará próximo à Terra
Como revelado pela NASA, um cronograma detalhado para reagendar o teste de rotação em alta velocidade e o primeiro voo ainda está em andamento.
ANÚNCIO
A NASA adiou para pelo menos quarta-feira (14) a histórica decolagem do Ingenuity em Marte.
O processo de atualização do software de controle de voo do Ingenuity seguirá os processos estabelecidos para validação com etapas cuidadosas e deliberadas para mover o novo software através do rover para a estação base e, em seguida, para o helicóptero.

Depois de ultrapassar alguns marcos, Ingenuity será preparado para seu primeiro voo, que levará vários sóis, ou dias de Marte.
“Estamos confiantes na capacidade da equipe de superar esse desafio e se preparar para o histórico primeiro voo motorizado da Ingenuity em outro planeta”, detalhou.
Helicóptero da NASA ‘sobrevive’ por conta própria à primeira noite fria no planeta Marte
A engenhosidade continua saudável na superfície de Marte. Funções críticas como energia, comunicações e controle térmico são estáveis.
O helicóptero Ingenuity da NASA destravou suas pás do rotor, permitindo que girassem livremente, em 7 de abril de 2021.
Como revelado pela NASA, não é surpresa que uma demonstração de tecnologia como essa encontre desafios que precisam ser trabalhados em tempo real.
“A abordagem de alto risco e alta recompensa que adotamos para o primeiro voo motorizado e controlado em outro planeta nos permite expandir o desempenho de maneiras que não poderíamos com uma missão projetada para durar anos como o Perseverance”, completou.
Trabalho avança em direção ao primeiro voo do Ingenuity no planeta vermelho
Ainda de acordo com as informações, teremos de esperar mais um pouco para assistir o primeiro voo do helicóptero no planeta vermelho.
- VEJA AINDA:
- Agência Espacial enviará robô móvel ao polo sul da Lua para identificar concentração de gelo
- Telescópio Hubble capta ‘imagem macabra’ no espaço
- Com super tecnologia, microfone especial da Agência Espacial detecta turbulência a centenas de quilômetros de distância
A NASA adiou para pelo menos quarta-feira (14) a histórica decolagem do Ingenuity em Marte, que estava prevista para acontecer no último domingo (11).
Texto com informações da NASA
LEIA TAMBEM: