Estilo de Vida

Observações da NASA registram passagem de gigantesco asteroide próximo ao nosso planeta; o maior de 2021 e potencialmente perigoso

Análise da equipe do NEOWISE mostra que ele tem entre 440 e 680 metros de largura.

Asteroide NASA

Em 21 de março de 2021, o grande asteroide 2001 FO32 se aproximou de nosso planeta, passando a uma distância de cerca de 2 milhões de quilômetros. E os detalhes da impactante passagem foram revelados pela Agência Espacial Americana (NASA) recentemente.

Como detalhado, por meio de um comunicado, embora não houvesse risco de colisão do asteróide próximo à Terra com a Terra, já que sua órbita é bem conhecida, os cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia aproveitaram a oportunidade para capturar essas imagens de radar do asteróide enquanto ele passava.

Usando a antena de rádio da Estação Espacial 13 (DSS-13) da NASA de 34 metros no Complexo de Comunicação do Espaço Profundo Goldstone da Deep Space Network perto de Barstow, Califórnia, os sinais de rádio foram transmitidos para 2001 FO32.

Recomendados

Como informado, os sinais então ricochetearam na superfície do asteroide gigantesco e foram recebidos pelo Telescópio Green Bank em West Virginia.

  1. CONFIRA MAIS:
  2. Sonda espacial revela mistério por trás de grande fenômeno do planeta Júpiter
  3. Imagens sensíveis: vídeo impressionante registra momento em que 4 pessoas são atingidas por um raio na Índia
  4. O maior de 2021: Agência Espacial emite alerta sobre gigante asteroide ‘2001 FO32’ que passará próximo à Terra

Visão adicional da órbita do asteroide

Essas observações de radar podem oferecer uma visão adicional da órbita do asteroide, fornecer uma estimativa melhor de suas dimensões e taxa de rotação e ajudar a vislumbrar características da superfície (como grandes rochas ou crateras).

Observações da NASA registram passagem de gigantesco asteroide próximo ao nosso planeta. O maior de 2021 e potencialmente perigoso.

Outras observações de radar foram realizadas por cientistas usando a antena DSS-43 de 34 metros. Junto com o Australian Telescope Compact Array, as duas antenas trabalharam juntas para rastrear 2001 FO32.

O asteroide 2001 FO32 foi descoberto em março de 2001 pelo programa Lincoln Near-Earth Asteroid Research ( LINEAR ) em Socorro, Novo México.

O maior asteroide a passar tão perto de nosso planeta em 2021

2001 FO32 é o maior asteroide a passar tão perto de nosso planeta em 2021. A última aproximação de grande asteroide foi a de 1998 OR2 em 29 de abril de 2020.

  1. VEJA AINDA:
  2. Agência Espacial enviará robô móvel ao polo sul da Lua para identificar concentração de gelo
  3. Telescópio Hubble capta ‘imagem macabra’ no espaço
  4. Com super tecnologia, microfone especial da Agência Espacial detecta turbulência a centenas de quilômetros de distância

Em observações de acompanhamento mais recentes por NEOWISE, 2001 FO32 parece ser fraco quando observado em comprimentos de onda infravermelhos, o que já sugeria que o objeto provavelmente teria menos de 1 quilômetro de diâmetro.

Astrônomos obterem uma compreensão mais precisa do tamanho

Ainda de acordo com as informações da NASA, a análise da equipe do NEOWISE confirmou de forma preliminar que ele tem entre 440 e 680 metros de largura.

No entanto, uma análise mais aprofundada dos dados da campanha de radar irá refinar melhor o tamanho do asteroide e aumentar a precisão de seus cálculos orbitais. Confira:

Corpo celeste potencialmente perigoso

“Conhecemos a trajetória orbital de 2001 FO32 ao redor do Sol com muita precisão, uma vez que foi descoberto há 20 anos e tem sido rastreado desde então”, disse Paul Chodas, diretor do CNEOS da NASA. “Não há chance de o asteroide chegar mais perto da Terra do que 1,25 milhão de milhas.”

Uma análise mais aprofundada dos dados da campanha de radar irá refinar melhor o tamanho do asteroide.

Ainda assim, essa distância é próxima em termos astronômicos, e é por isso que 2001 FO32 foi designado um «asteroide potencialmente perigoso”.

Texto com informações da NASA

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos