Estilo de Vida

Helicóptero da NASA ‘sobrevive’ por conta própria à primeira noite fria no planeta Marte

O Ingenuity Mars Helicopter da NASA emergiu de sua primeira noite na superfície de Marte.

Helicóptero da NASA

O helicóptero Ingenuity da Agência Espacial Americana (NASA) ‘sobreviveu’ por conta própria à primeira noite fria no planeta Marte.

A importante novidade foi compartilhada por meio de comunicado nesta semana, no blog oficial.

Como detalhado, as temperaturas noturnas na cratera de Jezero podem cair até 90 graus Celsius negativos.

Recomendados

O que pode congelar e quebrar componentes elétricos desprotegidos e danificar as baterias a bordo necessárias para o voo.

Sobreviver naquela primeira noite depois de ser implantado de onde estava preso à barriga do Rover Perseverance da NASA em 3 de abril é um marco importante para o helicóptero de 1,8 kg.

Como revelado pela NASA, nos próximos dias, o Ingenuity será a primeira aeronave a tentar um voo motorizado e controlado em outro planeta.

Conceber uma nave pequena o suficiente para caber na sonda Rover, leve o suficiente para voar na fina atmosfera de Marte, mas resistente o suficiente para suportar o frio marciano apresentou desafios significativos.

Para garantir que o painel solar no topo dos rotores do helicóptero pudesse começar a receber luz solar o mais rápido possível, o Perseverance foi instruído a se afastar do Ingenuity logo após implantá-lo.

Como revelado pela NASA, até o helicóptero colocar suas quatro pernas na superfície marciana, permaneceu presa à barriga do Rover, recebendo energia.

Helicóptero movido a energia solar

O rover serve como um retransmissor de comunicação entre a Ingenuity e a Terra, e usará seu conjunto de câmeras para observar as características de voo do helicóptero movido a energia solar.

A única missão da Ingenuity, uma demonstração de tecnologia, é realizar testes de voo na fina atmosfera de Marte; o helicóptero não carrega instrumentos científicos.

  1. CONFIRA MAIS:
  2. Sonda espacial revela mistério por trás de grande fenômeno do planeta Júpiter
  3. Imagens sensíveis: vídeo impressionante registra momento em que 4 pessoas são atingidas por um raio na Índia
  4. O maior de 2021: Agência Espacial emite alerta sobre gigante asteroide ‘2001 FO32’ que passará próximo à Terra

Helicóptero Ingenuity da NASA

Em 30 dias marcianos, ou sóis (um dia marciano dura 24,6 horas), na superfície, o Ingenuity completará seus testes, e a exploração científica da cratera de Jezero pelo Perseverance entrará em alta velocidade.

Como revelado pela NASA, em 4 de abril, o Perseverance fez o downlink da primeira das imagens do helicóptero na superfície de Marte.

Tirada pela câmera traseira esquerda do veículo espacial para evitar riscos, a imagem mostra as pás do rotor do helicóptero ainda alinhadas umas sobre as outras (uma configuração usada para economizar espaço durante a viagem a Marte) e suas quatro patas firmemente plantadas na superfície de Marte .

Nos próximos dois dias, Ingenuity coletará informações sobre o desempenho dos sistemas de energia e controle térmico, agora que o pequeno helicóptero está sozinho no ambiente de Marte.

Essa informação será usada para ajustar o sistema de controle térmico do Ingenuity para ajudá-lo a sobreviver às noites adversas de Marte durante todo o período de experiência de voo.

Como detalhado, em 7 de abril, restrições que têm mantido as pás do rotor juntas desde antes do lançamento estão programadas para serem liberadas.

Se a equipe da missão atingir esse marco, os próximos dias envolveram mais testes das pás do rotor, bem como dos motores que as movem.

Primeira noite fria no planeta Marte

Há também checkouts da unidade de medição inercial (um dispositivo eletrônico que mede a orientação e a taxa angular de um corpo) e computadores de bordo encarregados de voar autonomamente o helicóptero.

Além disso, a equipe continuará monitorando o desempenho energético do helicóptero, incluindo a avaliação da energia do painel solar e o estado de carga das seis baterias de íon de lítio da nave.

  1. CONFIRA:
  2. Agência Espacial enviará robô móvel ao polo sul da Lua para identificar concentração de gelo
  3. Telescópio Hubble capta ‘imagem macabra’ no espaço
  4. Com super tecnologia, microfone especial da Agência Espacial detecta turbulência a centenas de quilômetros de distância
  5. Divulgada as melhores imagens da Terra tiradas por astronautas desde o espaço

Se tudo correr bem com cada uma das inúmeras verificações de pré-voo, a primeira tentativa do Ingenuity de decolar do meio de seu «campo de aviação» de 10 por 10 metros – escolhido por sua planura e falta de obstruções.

Os testes de voo subsequentes serão agendados, com as câmeras do Perseverance fornecendo muitas imagens de alta definição da missão histórica. Confira:

Com informações da NASA

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos