Estilo de Vida

Robô da NASA tira selfie impressionante no planeta Marte e registro acaba repercutindo nas redes sociais

Estudar o afloramento de mais de um ângulo ajuda os cientistas a ter uma ideia melhor da geometria 3D das camadas sedimentares.

Planeta Marte
NASA/JPL-Caltech/MSSS

A nave Rover Curiosity Mars da Agência Espacial Americana (NASA) começou a se aproximar de uma formação rochosa impressionante, que os cientistas apelidaram de “Mont Mercou”, no planeta Marte.  Como revelado, por meio de comunicado, o acercamento aconteceu no início de março.

ANÚNCIO

Com cerca de 6 metros de altura, o afloramento é capturado em toda a sua majestade em uma nova selfie, bem como em um par de panoramas que oferecem uma visão 3D. 

A selfie mostra Curiosity em frente ao “Mont Mercou” com um novo orifício próximo a uma amostra de rocha apelidada de “Nontron” – a 30ª amostra da missão até o momento.

Recomendados

Como revelado pela NASA, a broca da Curiosity pulverizou a amostra antes de colocá-la em instrumentos dentro do rover para que a equipe de ciência pudesse obter uma melhor compreensão da composição da rocha e quais pistas ela pode oferecer sobre o passado de Marte. 

  1. CONFIRA MAIS:
  2. Sonda espacial revela mistério por trás de grande fenômeno do planeta Júpiter
  3. Imagens sensíveis: vídeo impressionante registra momento em que 4 pessoas são atingidas por um raio na Índia
  4. O maior de 2021: Agência Espacial emite alerta sobre gigante asteroide ‘2001 FO32’ que passará próximo à Terra
  5. Intenso clarão no céu! Moradores registram fenômeno em cidade no interior de Goiás
  6. Suposto OVNI de Magé causa ‘pânico’ nas redes sociais nesta quarta-feira e situação gera memes

Esta área está na transição entre a «unidade portadora de argila». A curiosidade está partindo e a «unidade portadora de sulfato» que está à frente no Monte Sharp, a montanha de 5 quilômetros de altura que o veículo espacial tem estado acumulando desde 2014. 

Planeta Marte

Os cientistas pensam há muito tempo que essa transição pode revelar o que aconteceu com Marte quando ele se tornou o planeta deserto que vemos hoje.

Como revelado pela Agência Americana, as missões de superfície atribuem apelidos a pontos de referência.

O objetivo é fornecer aos membros da equipe da missão uma maneira comum de se referir a rochas, solos e outras características geológicas de interesse.

A selfie é composta por 60 imagens tiradas pelo Mars Hand Lens Imager (MAHLI) no braço robótico do rover em 26 de março de 2021, o 3.070º dia marciano, ou sol, da missão. 

“Elas foram combinadas com 11 imagens tiradas pelo Mastcam no mastro, ou “cabeça”, do rover em 16 de março de 2021, o 3.060º dia marciano da missão”, detalhou.

Como detalhado, no blog oficial, a curiosidade também forneceu um par de panoramas usando sua Mastcam em 4 de março de 2021, o 3.049º dia marciano da missão. 

Novas informações divulgadas pela NASA

Ao fotografar um panorama a cerca de 130 pés (40 metros) de distância do afloramento, depois rolando para o lado e disparando outro da mesma distância, o rover criou um efeito estereoscópico semelhante aos vistos em visores 3D. 

  1. CONFIRA:
  2. Agência Espacial enviará robô móvel ao polo sul da Lua para identificar concentração de gelo
  3. Telescópio Hubble capta ‘imagem macabra’ no espaço
  4. Com super tecnologia, microfone especial da Agência Espacial detecta turbulência a centenas de quilômetros de distância
  5. Divulgada as melhores imagens da Terra tiradas por astronautas desde o espaço
  6. Nave Osiris da Agência Espacial Americana toca com sucesso gigantesco Bennu; asteroide pode atingir a Terra

Estudar o afloramento de mais de um ângulo ajuda os cientistas a ter uma ideia melhor da geometria 3D das camadas sedimentares do “Mont Mercou”. 

Ainda de acordo com as informações, divulgadas nesta semana, m anáglifo da imagem pode ser visto através de óculos vermelho-azulados, que você pode aprender a fazer aqui .

Teto com informações da NASA

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias