Estilo de Vida

Mais de 5 milhões de usuários foram vítimas do golpe de clonagem de WhatsApp no ano passado no Brasil

Projeções recentes feitas pelo dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, apontam que mais de 5 milhões de brasileiros foram impactados pelo golpe de clonagem do aplicativo WhatsApp somente no ano passado.

Como informado, o app de mensagem é atrativo para cibercriminosos por ser um dos mais utilizados em todo o mundo, logo, se tornando um ambiente fértil para este e outros golpes.

“No ranking dos estados brasileiros mais afetados pelo golpe estão São Paulo, em primeiro lugar, com 1.2 milhão de vítimas, seguido pelo Rio de Janeiro com 712 mil e em terceiro Minas Gerais com 494 mil”, detalhou.

Recomendados

Na estratégia de criar perfis falsos, os golpistas simulam o visual e linguagem das marcas originais. “É normal que os criminosos entrem em contato pelos chats das redes sociais, se passando pelo suporte de empresas ou inventando falsas promoções e pesquisas, tudo para conseguir as informações necessárias para aplicar o golpe.

Por isso, é essencial prestar muita atenção sempre que um perfil, que supostamente seria de uma marca, entrar em contato com você nas redes sociais.

«Evitar passar seu número de celular ou qualquer código que receba em abordagens desse tipo”, detalhou a página.

Ainda de acordo com as informações, os golpistas iniciam conversas com os contatos se passando pelo dono da conta, e mais uma vez utilizando a engenharia social tentam convencê-los a prestar favores de cunho financeiro, que normalmente são pedidos de empréstimos e/ou pagamento de contas.

  1. CONFIRA MAIS:
  2. App começa a habilitar novo recurso para os usuários: ‘mensagens temporárias’
  3. Atualização para Android libera novo pacote de stickers para os usuários
  4. Em atualização para Android, aplicativo de mensagens libera nova ferramenta de gerenciamento
  5. Em meio à polêmica sobre privacidade, WhatsApp manda ‘mensagem direta’ para aplicativos rivais

Colocar as mãos nesse tipo de conteúdo também pode abrir um leque de opções para que os cibercriminosos façam chantagens e apliquem outros golpes com os dados da vítima.

Com informações da PSafe

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos