logo
/ Unsplash / Unsplash
Estilo de Vida 30/10/2020

Acupuntura: terapia oriental para tratar dores

Provavelmente você já ouviu falar sobre a acupuntura. Esta técnica oriental que integra parte da medicina chinesa se baseia na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo com o objetivo de curar ou aliviar uma condição e restaurar o bem-estar total da pessoa.

 

Leia também

 

Uma terapia

Desde 1979, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a acupuntura como eficaz no tratamento de pelo menos 49 doenças e transtornos, lista que vem sendo ampliada por pesquisas nos anos seguintes.

Estudos da OMS têm demonstrado que a acupuntura é eficaz na indução da analgesia, protegendo o corpo contra funções fisiológicas de infecções e regulação diversificada

A acupuntura é mais eficaz no tratamento de dores crônicas, como dores de cabeça, cólicas menstruais e dor lombar, pescoço ou músculo.

Também pode ser usado para tratar osteo-artrite, dor facial, cólon espástico e condições torcionais repetitivas, de acordo com o site da Cleveland Clinic.

Além disso, o portal Nueva Mujer argumenta que, quando os pontos de acupuntura são estimulados, as fibras nervosas sinalizam a medula espinhal e o cérebro para liberar produtos químicos que aliviam a dor.

 

Estresse e ansiedade

É também um método eficaz para tratar ansiedade e estresse.

Na acupuntor.com.ar, eles afirmam que essa técnica é usada para ajudar o corpo a encontrar seu equilíbrio e colaborar em sua cura.

Para isso, agulhas são colocadas em pontos que estão em canais onde é possível se conectar com nossa circulação de energia e como chaves de uma grande placa, corrigir o fluxo do que os chineses chamam de Chi (energia vital).