logo
/ WABetaInfo
Estilo de Vida 24/10/2020

Nova tática utilizada por criminosos para aplicação de golpes por meio do app WhatsApp

Criminosos brasileiros mudaram a técnica para realizar o famoso golpe do WhatsApp. A criação de perfis falsos é a nova tática adotada, conforme revelado pela página Kaspersky Lab.

Usando dados pessoas vazados, esses grupos só precisam da foto do perfil de um usuário do aplicativo para iniciar a extorsão das vítimas.

“A grande diferença desta nova modalidade de golpe é que quem tem o perfil ‘clonado’ ou ‘falsificado’ não fica sabendo que os criminosos estão usando sua identidade para aplicar a extorsão”, detalhou.

Isso ocorre porque os bandidos já tiveram acesso a dados pessoais das vítimas. Esta é a principal mudança no esquema.

“Para manter a operação, os criminosos compram banco de dados com muitas informações pessoais, como endereços, telefone, local onde trabalha, preferência de lazer e afiliação e indicações de pessoas próximas”.

Depois de comprarem as informações, os criminosos ainda procuram nas redes sociais pelos nomes e fotos das pessoas para serem usadas nas contas que aplicarão a extorsão.

Para iniciar o golpe, a primeira mensagem que os criminosos enviam a familiares e amigos é “troquei meu celular”. Após uma rápida conversa para ludibriar a vítima, o criminoso fará a famosa solicitação de empréstimo de dinheiro.

Com informações da página Kaspersky Lab

LEIA TAMBÉM: