logo
/ Reprodução / Reprodução
Estilo de Vida 20/10/2020

10 sinais de que há algo errado com seu cão

Embora os cães não possam se comunicar para dizer quando sentem dor ou quando estão passando mal, sempre há algum sinal de algo está errado com a saúde do pet.

Prestar a atenção nos detalhes, nas alterações de humor, latido, tempo de sono, alimentação, entre outros, podem dar importantes sinais de tudo está bem ou se tem algo de errado com o cachorro.

Seguem 10 sinais que devem ser observados e podem indicar problema de saúde:

1 – Animal amuado ou afastado

Quando não se sentem bem, os cães procuram lugares afastados para ficarem e não serem incomodados e podem ficar quietos, deitados, por horas

2 – Cansaço

Quando não estão bem, os cachorros não têm energia para brincar ou se movimentar, e passam a maior parte do dia deitados

3 – Xixi no lugar errado

Xixi em lugares diferentes do que o habitual podem também indicar que seu pet está com problemas. Vigie se o problema persiste

4 – Falta de apetite

A falta de apetite em cães não é um sintoma comum e deve ser vigiada. Pode ser sinal de febre, dor ou estresse.

5 – Tosse

Se seu cachorro está tossindo intensamente, de forma crônica, pode ser sinal de doença grave, como problemas no coração ou infecção no pulmão, que pode evoluir para pneumonia.

6 – Equilíbrio

Fique sempre atento aos movimentos de seu cão. Dificuldades de correr, andar, pular ou trombar com móveis constantemente podem indicar problemas ósseos (artrite, coluna hérnia, rompimento de ligamentos) ou neurológicos.

7 – Pelos

Queda de pelos além do normal podem indicar infecções causadas por pulgas, carrapato, fungo ou por estafilococos.

8 – Vômito

O vômito reincidente (várias vezes no mesmo dia) pode ser sinal de uma grave intoxicação ou envenenamento. Se ocorreu apenas uma vez, pode indicar que a comida não caiu bem.

LEIA TAMBÉM:

9 – Diarreia

Assim como o vômito, quando ocorre repetidamente ou contém sangue pode indicar infecções graves por parasitas, problemas gastrointestinais e intoxicação.

10 – Torção gástrica

Causada por ingestão excessiva de alimento e água, a torção gástrica é a dilatação e torção do estômago. Os sinais são falta de apetite, náusea, sensibilidade no abdômen, secreção excessiva de saliva e palidez da mucosa gengival.

Se seu cachorro tem um ou mais desses sintomas, é importante nunca tentar medicá-lo por conta própria. O remédio pode mascarar a doença e tornar ainda mais difícil detectá-la e tratá-la. E, claro, dirigir-se imediatamente para uma clínica veterinária.