logo
/ Unsplash
Estilo de Vida 19/10/2020

6 especiarias que vão adicionar um sabor às suas refeições

Especiarias são conhecidas como sementes ou cascas de certas plantas aromáticas, embora o termo também seja comumente usado para nomear as folhas de certas ervas.

Nos tempos antigos, as especiarias eram usadas principalmente para conservar os alimentos, e por muito tempo foram usadas como forma de pagamento.

Todos os temperos vêm de plantas e legumes que são usados na gastronomia, como temperos ou aromatizantes de várias refeições e preparações culinárias.

As espécies são extremamente variadas e isso permite encontrar muitos sabores, cores, texturas e aromas que podem transformar as refeições, dando-lhe um sabor único.

 

Leia também

 

As especiarias mais usadas

Açafrão

É uma das especiarias mais famosas e caras do mundo. Sua origem vem da rosa de açafrão, e para convertê-la em especiarias tem que passar por três tipos de secagem e preparação.

Seu aroma é forte e exótico, e é o pilar aromático do risoto e da paella. Este tempero combina perfeitamente com peixe, arroz e frango, e é muito rico em vitamina B2.

 

Curry

É um tempero-chave na Índia, sudeste da Ásia e Caribe, e é uma mistura entre 16 e 20 especiarias em pó.

Os principais são cúrcuma, canela, cravo, coentro, cominho, gengibre, pimenta e outros que lhe dão seu aroma característico. Este tempero é um dos mais quentes e mais fortes, por isso deve ser usado sabiamente em pratos.

 

Cardamomo

Este tempero é uma fruta verde da qual as sementes que são moídas e usadas para temperar arroz, pães, sobremesas e curries são extraídos, bem como para aromatizar cafés e chás.

Tem um aroma intenso e sabor entre limonada e picante, e também é usado em perfumes. É compatível com: canela, cominho, gengibre, cúrcuma.

 

Canela

Ele vem da casca interna seca da árvore de mesmo nome. Seu sabor aromático e característico aumenta o sabor de peixe, frango e presunto.

É um dos temperos mais usados em sobremesas, embora também seja usado para temperar frutas secas ou massas.

 

Páprica

Nozes e frutas moídas são usadas para temperar sopas, pratos de carne e saladas. Existem duas variedades doces e picantes, e é essencial como tempero destacar sabores para marinadas, pratos de arroz e certos tipos de molhos.

 

Como usar especiarias?

  • A melhor maneira de usar especiarias ao cozinhar é conhecer suas propriedades e sabor, então a primeira coisa que você precisa fazer é acostumar-se um pouco.
  • Ao usar especiarias em pratos, você deve ter cuidado. Certos temperos podem ser facilmente queimados se deixados em altas temperaturas por muito tempo.
  • Para cozinhar os temperos, é melhor cozinhá-los em fogo baixo e com algum líquido, seja água, caldo ou molho. Isso vai melhorar seus aromas e sabores.
  • Você deve ter muito cuidado ao usar os temperos no prato, especialmente com a quantidade que você adiciona, pois um excesso pode fazer com que o prato seja amargo, insípido ou bastante picante.