Estilo de Vida

Pesquisa científica revela perigo desconhecido na perda de peso extrema causada pela cirurgia bariátrica

Pesquisa científica revela perigo desconhecido na perda de peso extrema causada pela cirurgia bariátrica. Confira os resutlados que podem preocupar

A cirurgia bariátrica pode liberar doses tóxicas de substâncias feitas pelo homem guardadas nas células de gordura. Isto é o que diz uma pesquisa recente.

Segundo o estudo da Universidade Johns Hopkins e da Escola de Saúde Pública Bloomberg, compostos químicos utilizados em pesticidas são absorvidos e armazenados pelo corpo juntamente com as moléculas de gorduras.

Isso faz com que os bifenilos policlorados e pesticidas organoclorados possam ser liberados na corrente sanguínea durante a rápida perda de gordura que se segue à cirurgia bariátrica.

Publicidad

Para o estudo, publicado na revista científica Obesity, os pesquisadores examinaram 26 pessoas submetidas a cirurgias de peso, e encontraram evidências de aumento dos níveis tóxicos na corrente sanguínea de compostos armazenados no longo prazo.

De acordo com o sítio Medical Xpress, pessoas nascidas antes de 1976 estão mais suscetíveis à toxicidade armazenada no próprio corpo. Isto porque, antes desse período, pesticidas e agrotóxicos eram usados livremente, com pouca ou nenhuma regulação.

“Os resultados realmente desafiam a compreender quais as consequências para a saúde”, reflete o autor principal do estudo, John Groopman, professo de medicina preventiva na Escola de Saúde Pública Bloomberg.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias