Estilo de Vida

Missão da NASA seleciona possíveis locais para pouso no gigantesco asteroide Bennu

Desde a sua chegada em 2018, a sonda mapeou todo o asteroide para identificar os locais mais seguros e acessíveis para coleta, de acordo com a NASA.

Uma missão da Agência Espacial Americana (NASA) selecionou quatro locais potenciais para que a nave OSIRIS-REx consiga realizar coletas no gigantesco asteroide Bennu.

Desde a sua chegada em dezembro de 2018, a sonda mapeou todo o asteroide para identificar os locais mais seguros e acessíveis para coleta, de acordo com informações da NASA.

A equipe originalmente planejou escolher os dois últimos locais até esse ponto da missão. No entanto, a análise inicial de observações baseadas na Terra sugeriu que a superfície do asteroide provavelmente contém grandes “lagoas” de material de grão fino.

Publicidad

As primeiras imagens da espaçonave, no entanto, revelaram que Bennu tem um terreno especialmente rochoso. Desde então, a topografia cheia de pedregulhos criou um desafio para a equipe identificar áreas seguras contendo material amostrável, que deve ser suficientemente fino – menos de 1 polegada (2,5 cm) de diâmetro – para o mecanismo de amostragem da nave.

O cronograma original da missão incluiu intencionalmente mais de 300 dias de tempo extra durante as operações de asteroides para enfrentar tais desafios inesperados. Em uma demonstração de sua flexibilidade e engenhosidade em resposta às surpresas de Bennu, a equipe está adaptando seu processo de seleção.

Em vez de selecionar de forma muito rápida os locais, a missão vai gastar mais quatro meses estudando os ‘candidatos0 em detalhes.

A equipe do OSIRIS-REx também fez outros ajustes no processo de identificação do local de amostra. O plano original da missão previa um local de amostragem com raio de 25 metros.

Com isso, a equipe identificou locais que variam de 16 a 33 pés (5 a 10 m) de raio. Para que a espaçonave visasse com precisão um local menor, a equipe reavaliou as capacidades operacionais para maximizar seu desempenho.

A missão também reforçou os requisitos de navegação para guiar a espaçonave até a superfície do asteroide e desenvolveu uma nova técnica de amostragem chamada “Bullseye TAG”, que usa imagens da superfície para navegar.

Publicidad

Os quatro locais de amostra candidatos em Bennu são designados por Nightingale, Kingfisher, Osprey e Sandpiper – todos pássaros nativos do Egito. Confira:

Nightingale é o local mais ao norte, situado a 56 graus de latitude norte em Bennu. Existem várias regiões de amostragem possíveis neste local, que é definido em uma pequena cratera englobada por uma cratera maior de 140 m de diâmetro. O local contém principalmente material escuro de grão fino e tem o menor albedo, ou reflexão, e a temperatura da superfície dos quatro locais.

Publicidad

Kingfisher está localizado em uma pequena cratera perto do equador de Bennu a 11 graus de latitude norte. A cratera tem um diâmetro de 26 pés (8 m) e é cercada por pedras, embora o local em si seja livre de grandes rochas. Entre os quatro locais, a Kingfisher tem a mais forte assinatura espectral de minerais hidratados.

Osprey é colocada em uma pequena cratera de 20 m de diâmetro, que também está localizada na região equatorial de Bennu a 11 graus de latitude norte. Existem várias regiões de amostragem possíveis no site. A diversidade de tipos de rochas na área circundante sugere que o regolito da Osprey também pode ser diverso.

Publicidad

Sandpiper está localizado no hemisfério sul de Bennu, a 47 graus de latitude sul. O local está em uma área relativamente plana na parede de uma grande cratera de 207 pés (63 m) de diâmetro. Minerais hidratados também estão presentes, o que indica que o Sandpiper pode conter material rico em água não modificado.

Publicidad

Em breve OSIRIS-REx iniciará análises detalhadas dos quatro locais durante a fase de reconhecimento da missão. Durante o primeiro estágio, a espaçonave executará passagens altas sobre cada um locais a partir de uma distância de 1,28 km para confirmar que são seguras e contêm material amostrável.

Publicidad

O segundo e terceiro estágios do reconhecimento começarão no início de 2020, quando a espaçonave realizará passagens nos dois últimos locais em altitudes mais baixas e tomará observações de resolução ainda mais altas para identificar características.

A coleta de amostras do OSIRIS-REx está prevista para a segunda metade de 2020. A espaçonave retornará com as amostras para a Terra em setembro de 2023.

Com informações da NASA

Publicidad

LEIA TAMBÉM: 

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias