Estilo de Vida

Conheça os sintomas da deficiência de vitamina C e saiba o que comer para evita-la

Um dos nutrientes mais importantes para o funcionamento do corpo é a vitamina C, e não só porque protege dos resfriados, ela é essencial par a saúde e para a reparação de diversos tecidos do corpo, incluindo a pele, ossos, dentes e cartilagem.

“A falta persistente de Vitamina C na dieta pode levar a uma condição chamada escorbuto. Os sintomas incluem formação de hematomas muito facilmente, hemorragias e dores articulares e nos músculos”, explica a respeito o portal Patient.

Ela também é chamada de acido ascórbico, e o corpo pode cria-la, mas não o suficiente, portanto é necessário ingeri-la na dieta. A vitamina C é um dos precursores do colágeno, auxilia na absorção de cálcio, e de diversos tecidos, como pele, ligamentos tendões e dentes.

Recomendados

Sintomas da deficiência de Vitamina C

Os primeiros sintomas tendem a ser:

  1. Cansaço e debilidade
  2. Dores musculares e articulares
  3. Formação de hematomas com facilidade
  4. Manchas que parecem hematomas pequenos

Outros sintomas podem incluir:

  1. Pele seca
  2. Inchaço e descoloração das gengivas
  3. Sangramentos inesperados das gengivas
  4. Hemorragias nasais
  5. Má cicatrização de feridas
  6. Problemas para combater infecções
  7. Hemorragias nas articulações, causando severas dores articulares
  8. Mudanças nos ossos
  9. Perde dos dentes
  10. Perda de peso

Se a condição não é tratada, a deficiência de Vitamina C também pode provocar dificuldade para respirar, problemas nervosos, febres e convulsões.

Para melhorar os níveis de vitamina C pode agregar à dieta frutas cítricas como laranjas, limões e tangerinas, assim como morangos, framboesas, melão, melancia e kiwi. Outros vegetais como espinafre, pimentões verde e vermelho, tomate, couve-flor, repolho, brócolis também são ótimas fontes.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos