Estilo de Vida

Livre de glúten! Esta é a lista de cereais e grãos que são permitidos em uma dieta celíaca

Pouco mais de 1% da população adulta em países industrializados tem a doença celíaca de acordo com a Celiac Disease Foundation. Essa disfunção acarreta uma reação inflamatória na mucosa do intestino delgado provocada por uma resposta do sistema imunológico que ataca as moléculas de glúten.

A reação dificulta a absorção de micro e macronutrientes  e impede que os portadores ingiram cereais, como trigo, centeio, aveia e cevada, além dos produtos derivados como farinhas, pães bolos  entre outros.

Apesar das limitações, existem cereais e uma gama de produtos específicos para pessoas que têm de conviver com as restrições da doença celíaca. Com a ajuda do sítio especializado em saúde draxe.com e da Celiac Disease Foundation elaboramos uma lista de cereais que podem ser consumidos para quem segue a dieta.

Recomendados

Alguns são liberados outros devem ser consumidos com parcimônia, como a aveia, por exemplo. Ela é considerada proibida, pois a maioria é processada pelo mesmo maquinário que processa o trigo. O consumo, no entanto, pode ser liberado em até meia xícara por dia e caso ela tenha o selo ‘livre de glúten’, segundo a fundacao americana.

A lista já é de grande ajuda para aqueles que ainda se sentem perdidos com esse problema. Afinal, alguns alimentos industrializados que nós nem imaginamos contêm glúten.

Estes cereais e grãos são livres de glúten permitidos em uma dieta celíaca

  1. Arroz
  2. Soja
  3. Quinoa
  4. Feijões
  5. Sorgo
  6. Linhaça
  7. Milho
  8. Chia

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos