Com o passar dos anos, a tecnologia evoluiu, e seu uso está cada vez mais comum entre as crianças e adolescentes. Neste contexto, cabe aos adultos, pais e responsáveis assegurar que a inserção deles no mundo digital seja a mais segura, com uma navegação educativa e divertida.
ANÚNCIO
«Assim como existem riscos no mundo digital, também há muitas ferramentas disponíveis para combatê-los e cuidar dos pequenos. Para garantir a proteção na Web, disponibilizamos nosso aplicativo de controle parental para Android, ESET Parental Control, projetado com o único propósito de proteger as crianças quando elas usam o smartphone ou Tablet”, diz Camilo Gutierrez, chefe de laboratório da ESET.

O Laboratório de Pesquisa da instituição também criou uma lista de tarefas de segurança, idealmente para ser realizada uma vez por mês. Confira:
- Certifique-se de que os dispositivos tenham seu software sempre atualizado: isso melhora os aplicativos para que eles incluam as funcionalidades mais recentes; também mantém os usuários protegidos contra inúmeras ameaças durante uma navegação, como malware. Isso ocorre porque as vulnerabilidades podem ser descobertas pelos pesquisadores de segurança e, se uma atualização não for feita, as falhas detectadas poderão continuar a apresentar riscos
- Remova os elementos digitais que não são necessários: Itens que não são mais úteis ou que não valem a pena salvar, músicas, pastas dentro de outras pastas, sucessões de arquivos, são um fardo desnecessário e consomem espaço, mesmo que apenas digitalmente. Portanto, é importante fazer limpeza digital, eliminando ou arquivando tudo o que for inútil.
- Seja criativo ao escolher senhas: proteja o acesso à vida pessoal e profissional. A adoção de boas práticas no uso de senhas dificulta o caminho dos cibercriminosos. Para mais informações, siga estas dicas de como criar uma senha segura.
- Faça backup de todos os dados: os cibercriminosos estão cientes de que, ao obter informações em dispositivos pessoais, eles podem extorquir usuários. Como resultado, uma das tendências mais importantes dos últimos anos tem sido o ransomware. A solução é realizar um backup dos dados periodicamente. Dessa forma, se você for vítima de um ataque, uma cópia estará disponível para restaurar os dados.
Com informações da ESET
LEIA TAMBÉM: