Vitamina B12: estes três sinais na sua boca podem indicar uma severa deficiência

Por Rodrigo Almeida

A vitamina B12 é responsável por diversos processos fisiológicos importantes, como manter o ferro disponível para uso nas células e também auxiliar a produção de glóbulos vermelhos.

Pessoas que seguem dietas saudáveis com boa variedade de produtos não precisam se preocupar com deficiência de B12. No entanto, dietas com desiquilíbrio nutritivo podem levar a falta da vitamina, o que acarretaria um quadro anémico.

Pesquisas científicas já demonstraram que dietas baseadas em comida rápida e alimentos processados podem levar à insuficiência da vitamina. Para reverter este quadro, alimentos de origem animal são os mais indicados para aportar a quantidade diária necessária.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, um adulto precisaria por volta de 5mcg de Vitamina B12 diariamente. É importante levar em conta que pessoas que seguem dietas vegetarianas e veganas devem tomar cuidado, pois o nutriente é escasso em produtos de origem não animal.

LEIA TAMBÉM:

Confira aqui quais os alimentos ricos em Vitamina B12

Estes são os três sinais na boca que indicam a falta de B12, segundo o sítio inglês Express

Mau hálito

De acordo com a Clinica Mayo, 10% dos casos de mau hálito tem a ver com assuntos externos à saúde bucal. A falta de B12 pode acarretar na desregulação de enzimas relacionadas à digestão, o que contribui com o odor ruim.

Língua vermelha e inflamada

A língua mais vermelha e inflamada pode ser indicativa de glossite. Um estudo chamado “Glossite: sintoma secundário da anemia causada por deficiência de vitamina B12” demonstrou a relação entre as duas patologias.

Ulcera bucal

A regeneração das células da boca só será eficiente se houver quantidades suficientes da vitamina em questão. Cientistas holandeses alertam que as pessoas com este problema devem checar deficiência de B12.

Loading...
Revisa el siguiente artículo