Estilo de Vida

Alerta! Links falsos circulando pelo WhatsApp prometem brindes de marca famosa

Vários links falsos circulando pelo WhatsApp prometem brindes de uma marca famosa. A nova fraude foi detectada pela empresa de segurança ESET.

Os criminosos utilizaram o nome da empresa Tilibra, se passando por uma promoção que daria agendas personalizadas da Capricho a quem clicasse no link, distribuído pelo WhatsApp.

Neste caso, o golpe se passava por uma promoção verdadeira que está sendo realizada pela loja virtual da empresa. No entanto, ao clicar no link, o usuário é redirecionado para um site, que se passa pelo verdadeiro.

Recomendados

Ao acessar esse endereço, a vítima encontra uma pesquisa e, uma vez concluída, aparece uma mensagem que a incentiva a compartilhar o golpe com cinco pessoas para ganhar a agenda, gerando a viralização.

«Qualquer usuário pode cair nesse tipo de armadilha se a isca certa for usada. Por esse motivo, é essencial estar sempre atento às notícias sobre o tema e ter informações sobre como evitar esse tipo de golpe. Somente assim o usuário terá dúvidas em relação à veracidade de tais fraudes», explica Camilo Gutierrez, chefe do Laboratório da ESET América Latina.

«Neste sentido, seja em computadores ou dispositivos móveis, as soluções de segurança terão um papel fundamental, uma vez que, por meio de seus módulos de detecção, gerarão alertas de segurança nos casos em que o usuário não tenha reparado na direção do link para o qual seria direcionado», finalizou.

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos