Estilo de Vida

Conheça 7 alimentos ricos em vitamina C que vão além do limão e da laranja

A vitamina C é importantíssima para a saúde dos seres humanos atuando na síntese do colágeno e dos glóbulos vermelhos. É extremamente indicada para pessoas que têm anemia, pois tem papel fundamental para a absorção do ferro.

São vários os benefícios e devemos nos atentar para o consumo da vitamina C que não é acumulado pelo corpo, ou seja, todos os dias é necessário ingerir alimentos ricos neste nutriente.

Países europeus indicam a quantidade de 100mg diários para adultos. No Brasil, muito se fala de 90 mg para homens e 75mg diários para mulheres adultos.

Recomendados

Confira uma lista com alimentos ricos em Vitamina C que vão além do limão e da laranja

Groselha negra

Esta é uma das frutas com maior concentração de Vitamina C. Tem quase 4 vezes mais vitamina que a Laranja. Essa fruta europeia contribui na reparação dos vazos sanguíneos, pele, ossos e dentes. Cada 100g contém 189mg de Vitamina C.

Goiaba

A goiaba é pobre em calorias e rica em nutrientes. Além de ter grandes quantidades de vita C contém também provitamina A, vitaminas do grupo B e minerais como o potássio. São 180mg para cada 100 gramas de goiaba.

Salsinha

É um condimento riquíssimo em vitamina C, com apenas 25g já são cobertas 70% das necessidades de um adulto do nutriente. São 166mg para cada 100 gramas de salsinha.

Brócolis

Esse vegetal cru é rico na vitamina e, portanto, comer os talos é uma boa pedida para aproveitar todos os benefícios do brócolis. Não sendo o caso, uma cocção leve deve ser o bastante para que ele não perca suas propriedades. Cada 100g contêm 110mg de vitamina.

Kiwi

Essa frutinha estimula o trato intestinal, é rica em potássio e ajuda a controlar a pressão sanguínea. São 100mg para cada 100 gramas de kiwi que valem pela grande quantidade de nutrientes.

Pimentão vermelho

Essa verdura tem quase o dobro de vitamina C que o irmão verde (80mg/100g). A variedade vermelha também prove vitamina A, E, B6 e ácido fólico. São 140mg para cada 100 gramas de pimentão vermelho.

Mamão Papaya

Esta fruta tropical contém grande quantidade de fibras e é pobre em calorias. São 70 mg para cada 100 gramas de papaya.

Na hora de armazenar ou preparar estes alimentos, tome cuidado com o calor, pois ele desnatura a vitamina C. Outra medida é cuidar ao deixar os alimentos de molho. Essa vitamina é hidrossolúvel e se dilui com facilidade. Se você pratica esportes a quantidade de vitamina ingerida deve ser cerca de 35mg gramas a mais que o indicado.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos