Estilo de Vida

Dúvida: Posso engravidar mesmo sendo virgem?

Um tabu que ronda o universo de muitas meninas — principalmente, as mais jovens e que estão iniciando sua vida sexual — é se é possível engravidar mesmo sendo virgem. Ou seja: mesmo sem nunca ter tido uma relação sexual com penetração vaginal.

Mesmo com a quantidade de informações de hoje em dia, essa dúvida continua aparecendo em grupos de Facebook e WhatsApp. Então, vamos lá entender: posso engravidar mesmo sendo virgem?

O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli faz o alerta: é possível sim. «Se durante o momento da ejaculação, o sêmen estiver próximo à região do hímen, existe esse risco.» Ele conta que em 16 anos de profissão, acompanhou duas gravidezes deste tipo. Apesar de raros, esses casos existem e podem se transformar em uma surpresa nada planejada.

Recomendados

Vale lembrar que o líquido que sai do pênis antes da ejaculação também contém espermatozóides, embora em uma quantidade bem menor. Mas calma: existem alguns fatores que também devem ser levados em consideração, como se a menina estava em seu período fértil ou próximo a ele.

Em um ciclo menstrual de 28 dias, a ovulação acontece no 14º. Ou seja, para calcular seu período fértil, você deverá contar três dias antes e três depois disso, como margem de segurança. Desta forma, o período fértil ocorre entre o 11º e o 17º dia do ciclo.

Para evitar imprevistos, a recomendação é que, mesmo que não haja penetração, o casal faça o uso de preservativos, inclusive durante o sexo oral, para proteger contra doenças sexualmente transmissíveis.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos