Estilo de Vida

Cientistas estão perto de encontrar uma cura para o vício em cocaína

Divulgação/Polícia Federal

Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos EUA, encontraram um novo tipo de terapia genética capaz de curar a dependência em cocaína. A descoberta também funciona para proteger pacientes contra overdoses dessa droga.

Zoológico de SP abre enquete para escolha de nomes de novas leoas
Vilão de Pantera Negra, Erik Killmonger vai ganhar minissérie nos quadrinhos

O estudo, divulgado no jornal The Guardian, realizou testes em ratos de laboratório, implantando células-tronco geneticamente modificadas para liberar enzimas que removem essa substância do organismo. Os animais que recebiam essa terapia deixavam de consumir cocaína, mas os outros morriam de overdose em 100% dos casos.

Recomendados

Em entrevista ao The Guardian, o professor Ming Xu, autor do estudo, disse que a terapia em questão é específica para a cocaína. «Em comparação com outras terapias gênicas, nossa abordagem é minimamente invasiva, de longo prazo, com baixa manutenção e acessível. É muito promissor», afirmou.

Ele tem esperança de que o tratamento em humanos seja aprovada em breve. Até porque a enzima das células-tronco pode ser liberada por 20 ou 30 anos no corpo. «Nós não observamos efeitos colaterais no momento, mas vamos estudá-los com cuidado», disse Xu.

O próximo passo agora é buscar o mesmo tipo de terapia genética que possa ser aplicada em outros vícios, como álcool e cigarro.