Estilo de Vida

Usar mel para tratar tosse é melhor que antibióticos, dizem especialistas

Conselho de vó vale ouro, não é mesmo? Tomar aquele mel, seja com ou sem limão, é bem melhor que usar medicamentos – e isso quem está afirmando são especialistas em saúde.

Um guia de orientação publicado pelo Instituto Nacional para Saúde e Cuidados de Excelência (Nice, na sigla em inglês), do serviço público de saúde do Reino Unido, ressalta que tosses podem ser tratadas em poucas semanas, sem o uso de antibióticos.

Leia mais:
Cientistas conseguem reduzir colesterol de carne bovina usando selênio
Internet pode ser derrubada por conta de mudanças climáticas; entenda

Recomendados

«Se alguém está com o nariz escorrendo, dor de garganta ou tosse, se espera que a tosse pare em duas a três semanas; os antibióticos não são necessários», disse Tessa Lewis, presidente do grupo de orientação antimicrobiana do Nice.

Tomar antibióticos sem necessidade traz sérios riscos. Isso porque, bactérias e outros microorganismos estão se tornando cada vez mais resistentes aos nossos antibióticos. Utiliza-los sem precisão aumenta as mutações desses seres, tornando-os mais poderosos.

Além disso, outros problemas de saúde podem aparecer. «Tomar antibióticos quando você não precisa deles, coloca você e sua família em risco de desenvolver infecções que, por sua vez, não podem ser facilmente tratadas», explica Susan Hopkins, infectologista do serviço público de saúde do Reino Unido.

Em casos de uma tosse mais aguda, aí o ideal é ir até um médico, para que ele faça o diagnóstico e só então receite o medicamento mais adequado.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos