Estilo de Vida

Alimentação incorreta para cães pode deixar humanos doentes; saiba como

Um estudo publicado na revista Veterinary Record encontrou parasitas e bactérias em alimentos para cães à base de carne crua congelada.  O trabalho levanta a preocupação se este tipo de alimento, que vem ganhando espaço, realmente faz bem para os animais.

Dos 35 alimentos analisados, em quatro foram encontrados parasitas.  Porém, este não é o fator mais preocupante. “Para os cães, as bactérias e parasitas encontrados nos alimentos não são realmente um grande problema”, disse a professora de ciência animal, Jacqueline Boyd.

“Os cães são bastante resistentes a muitos dos possíveis parasitas que podem ser encontrados na carne crua e raramente ficam doentes, embora possam sofrer de uma doença gástrica como resultado da Salmonela. Mas os cães podem se tornar portadores dessas bactérias e disseminá-las através de suas fezes, o que pode levar a doenças graves em humanos. Nós também podemos se contaminados pelos animais de estimação por meio da saliva, tocando-os e acariciando-os», explicou a especialista.

Boyd citou cuidados para evitar o perigo. «Certifique-se de lavar bem as mãos e as superfícies antes e depois de tocar em alimentos crus para animais de estimação, e use utensílios diferentes. Descongelar alimentos sempre em recipientes fechados na prateleira mais baixa»,  finalizou.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos