Estilo de Vida

O sexo ainda é importante para pessoas com mais de 65 anos

Uma pesquisa americana realizada pela Universidade de Michigan descobriu que 40% das pessoas entre 65 e 80 anos ainda são sexualmente ativas, e que 84% dos homens e 69% das mulheres dessa idade acreditam que o sexo é importante para um relacionamento. Já a satisfação sexual e o interesse variam entre os sexos à medida que a idade aumenta.

De acordo com a pesquisa, as mulheres eram mais propensas a estarem extremamente ou muito satisfeitas com suas vidas sexuais, enquanto os homens eram mais propensos a ser extremamente ou muito interessados em sexo. Metade dos homens entre 65 e 80 anos disseram estar extremamente ou muito interessados, contra apenas 12% das mulheres na mesma faixa etária. No geral, no entanto, 73% das pessoas com mais de 65 anos disseram estar satisfeitas com suas vidas sexuais.

Porém, ainda existe um tabu sobre sexo na terceira idade. Apenas 17% dos participantes disseram que falaram sobre sexo com um profissional de saúde nos últimos dois anos, indicando que o silêncio em torno do sexo poderia estar impedindo casais mais velhos de cuidar de sua saúde sexual.

Especialistas afirmam que o tema deve ser tratado com familiaridade. «A saúde sexual entre os idosos não recebe muita atenção, mas está intimamente ligada à qualidade de vida, saúde e bem-estar», disse Erica Solway, uma das responsáveis pelo trabalho.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos